26.5 C
Brasília
10 abr 2025 17:38

Samambaia ganhará ambulatório para atender recém-nascidos

O objetivo é acolher bebês que já nascem com doenças congênitas

Por Hudson Portela

O Hospital Regional de Samambaia (HRSam) oferecerá novos serviços aos recém-nascidos de risco, a partir desta quarta-feira (28), quando será inaugurado um ambulatório especializado. No local, a Secretaria de Saúde colocará à disposição equipes multidisciplinares.

“O serviço promoverá uma saúde de maior qualidade aos recém-nascidos que necessitem de cuidados especiais, além de acolhimento e orientação adequados às famílias, em parceria com as equipes que atuam na Atenção Básica. Esperamos, com isso, alcançar a redução da mortalidade infantil em nossa comunidade”, explica a coordenadora regional do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança de Samambaia, Cristiane Biscoli.

O Ambulatório do Recém-Nascido de Risco será responsável pelo acompanhamento de todas as crianças com doenças congênitas, como sífilis e toxoplasmose. Essa constante observação do quadro clínico do paciente impactará, segundo a coordenadora, na redução da morbidade e mortalidade infantil de crianças da região.

O local contará com uma equipe capacitada para este tipo de atendimento, formada por pediatras, fisioterapeutas e terapeutas. A intenção de Cristina Biscoli é que, ao longo do tempo, sejam incorporadas outras especialidades como psicologia, nutrição, oftalmologia e neurologia pediátrica. Após a saída dos pacientes do ambulatório, haverá o acompanhamento por parte desta mesma equipe.

Para receber os cuidados oferecidos pelo Ambulatório do Recém-Nascido de Risco, os bebês precisam atender a alguns critérios, como ser prematuro de baixo peso, apresentar necessidades nutricionais e de uso de medicação especializada e ventilação mecânica, por exemplo. A primeira consulta neste ambulatório deve ser agendada por meio do endereço eletrônico paisc.dirapssm@gmail.com

SERVIÇO
O Ambulatório do Recém-Nascido de Risco funcionará semanalmente, às quartas feiras, no Hospital Regional de Samambaia, das 7 às 12 horas.

Fonte: Agência Saúde DF

 

Comissão de Saúde da CLDF cobra urgência do GDF para ampliar saúde mental de servidores da segurança e saúde

Por Amanda Gonçalves Na manhã desta terça-feira (8), durante reunião...

CLDF homenageia Carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental nesta quinta (10)

Servidores da Carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental...

DF inicia modernização do sistema de atendimento de ocorrência emergenciais

Representantes da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal...

Diretores de escolas de Samambaia recebem orientações sobre enfrentamento à violência doméstica

Por Ana Paula Siqueira Para orientar e sensibilizar crianças e adolescentes...

Destaques

Alexandre de Moraes nega pedido de Daniel Silveira para trabalhar e estudar fora da prisão

Por André Richter  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem realiza ações no Dia Mundial da Saúde

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES)...

Comissão de Saúde da CLDF cobra urgência do GDF para ampliar saúde mental de servidores da segurança e saúde

Por Amanda Gonçalves Na manhã desta terça-feira (8), durante reunião...

CLDF: proposta aumenta para 30% a reserva de vagas para pessoas negras em concursos públicos

Por Luís Cláudio Alves A reserva de vagas em concursos...

CLDF homenageia Carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental nesta quinta (10)

Servidores da Carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental...