Por Michele Horovits
Para melhor atender os brasilienses que vão comemorar as festas de ano novo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vai posicionar uma unidade móvel ao lado do Posto Médico disponibilizado pela organização do evento na Esplanada dos Ministérios, reforçando o suporte imediato a atendimentos realizados no local. Além disso, uma Unidade de Suporte a Múltiplas Vítimas (USMV) estará devidamente preparada para ser despachada à Esplanada sempre que necessário, garantindo resposta eficaz a ocorrências de maior complexidade, como situações envolvendo múltiplas vítimas.
Com uma agenda de diversos eventos distribuídos em todo o território, o Samu está devidamente preparado para atender às demandas de urgência e emergência que possam surgir. “Além do atendimento padrão esperado em eventos com grande concentração de pessoas, o serviço também está preparado para lidar com atendimentos em larga escala, caso necessário. Tendas infláveis, macas de campanha e todos os insumos e materiais necessários estão disponíveis”, explicou Victor Arimatea, diretor do Samu DF.
Todos os atendimentos relacionados às atividades do réveillon passarão pelo acionamento tradicional via 192, com a Central de Regulação do Samu atuando de forma ágil e eficiente para garantir a assistência necessária. A Central está preparada para organizar e despachar os recursos adequados às demandas identificadas, contando com equipes especializadas e protocolos ajustados à magnitude dos eventos, ressalta Arimatea.
Festa de Ano Novo na capital
Com o tema “Ano Novo, Novos Sonhos”, a programação do réveillon de 2025 no Distrito Federal terá até dois dias de festas públicas e gratuitas, em quatro locais: na Esplanada dos Ministérios, na Prainha do Lago Sul, na Praça da Bíblia de Ceilândia e no Parque de Exposições de Planaltina (DF).
Os sertanejos Zé Vaqueiro e Leonardo serão as principais atrações da festa do dia 31 na Esplanada dos Ministérios, cuja programação vai das 18h às 3h. A expectativa é de que aproximadamente 200 mil pessoas passem apenas pela central de Brasília; por isso, haverá mudanças no trânsito e horários especiais de circulação dos ônibus e de funcionamento do metrô.
Unidades de saúde disponíveis no dia 30 e 1º
Para garantir assistência adequada durante os dias 30 e primeiro de janeiro, a Secretaria de Saúde (SES) disponibilizou unidades estratégicas em diferentes regiões. Na Região de Saúde Sudoeste, a UPA de Vicente Pires estará de prontidão. Já na Região Central, o Hospital de Base atenderá casos de politraumas, bucomaxilo, oftalmologia, otorrino, psiquiatria e suspeitas de acidente vascular cerebral (AVC).
O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) será referência para clínica médica, cirurgia geral, queimaduras, suturas, quedas, odontologia e AVC. O Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) complementa o suporte, focando em pediatria, ginecologia e obstetrícia, atendendo de forma abrangente as demandas do período festivo.
Confira o funcionamento dos serviços de saúde no réveillon.