20.5 C
Brasília
19 dez 2025 19:32

Saúde abre consulta pública sobre a Atenção Primária no Distrito Federal

Documento orienta serviços e ações das Unidades Básicas de Saúde

Por Humberto Leite

Está aberta até o próximo dia 13 de fevereiro a consulta pública para a versão atualizada da Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal (CaSAPS-DF). O documento orienta os serviços e ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o Distrito Federal.

A versão preliminar pode ser acessada aqui. Já as contribuições, podem ser feitas por meio de um formulário online, disponível neste link.

Para a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, a revisão da carteira é de extrema importância. “A Atenção Primária é a principal porta de entrada para os serviços do Sistema Único de Saúde [SUS] e se caracteriza por ter a proximidade com a população de um território. Por este motivo, a revisão da Carteira de Serviços é muito importante”, afirma.

Atualização

A primeira versão do documento foi lançada em 2016. A atual revisão foi desenvolvida a partir de 2022, fruto do trabalho da Comissão Permanente de Revisão da CaSAPS (CPRCS), com a participação de membros de diversas áreas da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). O objetivo foi criar uma versão mais acessível e didática do documento.

Com a consulta pública, a expectativa é aprimorar o trabalho desenvolvido pela comissão. “A participação popular nesse processo fortalece a transparência, melhora a qualidade dos serviços e aproxima a gestão da comunidade, garantindo que as políticas públicas atendam melhor às necessidades da população”, explica o coordenador substituto de Atenção Primária à Saúde da SES-DF, Afonso Mendes.

Atenção Primária no DF

A Atenção Primária à Saúde da SES-DF conta atualmente com 176 UBSs, 639 equipes de saúde família (eSF), 325 equipes de saúde bucal, 55 equipes multiprofissionais (eMulti), 23 equipes de saúde prisional e oito de consultório na rua.

Somente em 2024, a Atenção Primária à Saúde do DF registrou mais de 4,1 milhões de atendimentos individuais, para 1,1 milhão de pacientes atendidos. A UBS com o maior número de atendimentos individuais foi a UBS 1 de Vicente Pires, com 81,3 mil registros. Já a Região Administrativa (RA) com mais atendimentos foi Ceilândia, com 535,5 mil.

Colabore com sugestões para a Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal. A consulta pública está aberta até o dia 13 de fevereiro.  Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF.

 

Destaques

PIB da Ride-DF alcança R$ 416,6 bilhões com alta concentração na capital

Por Kleber Karpov O Instituto de Pesquisa e Estatística do...

Ministério da Saúde reforça vigilância contra variante K da Influenza

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde intensificou as ações...

Vigilância Sanitária apreende 2,5 toneladas de alimentos impróprios para consumo em força-tarefa de Natal

Por Kleber Karpov A Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria...

MPDFT aciona Justiça para evitar redução de leitos de UTI pediátrica no DF

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde...

100 mortos. Ops! Sem mortos, ação conjunta da PF e Gaeco cumpre 34 mandados contra faccionados no DF e Entorno

Por Kleber Karpov A Força Integrada de Combate ao Crime...