21.5 C
Brasília
08 abr 2025 22:58

Saúde cria comitê para implementar Plano Distrital de Segurança do Paciente no DF

GDF institui órgão colegiado para assessorar ações estratégicas e gerenciais focadas no serviço seguro e de qualidade

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) criou, por meio da portaria nº 296, o Comitê Técnico de Segurança do Paciente. O grupo colegiado vai assessorar decisões sobre prevenção e redução da incidência de eventos adversos. Entre as principais atribuições do colegiado está a implementação do Plano Distrital de Segurança do Paciente (PDSP), instrumento estratégico elaborado para o biênio 2023-2024. O documento busca ampliar as ações de segurança do paciente em todos os serviços de saúde da rede.

Anteriormente estruturada como Câmara Técnica, a instância consultiva e de caráter permanente tem agora maior robustez para o desempenho das atividades. Vinculado à Assessoria da Política Nacional de Humanização da Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde (Sais) da Secretaria de Saúde (SES-DF), o comitê reúne representantes de gestores e profissionais dos três níveis de atenção das sete regiões de saúde do DF. Presidente, vice-presidente e secretário-executivo têm previsão de carga horária mínima para a execução exclusiva de suas atividades.

Entre outras atribuições, o comitê vai implementar o Plano Distrital de Segurança do Paciente | Foto: Tony Winston/ Agência Saúde

“Estamos promovendo uma transformação na cultura organizacional, ressaltando ao nosso corpo técnico a importância de estar atento à aplicação e à avaliação dos processos que possam contribuir para a redução dos eventos adversos em saúde”Lucilene Florêncio, secretária de Saúde

“Estamos promovendo uma transformação na cultura organizacional, ressaltando ao nosso corpo técnico a importância de estar atento à aplicação e à avaliação dos processos que possam contribuir para a redução dos eventos adversos em saúde”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

Cabe também ao Comitê Técnico de Segurança do Paciente colaborar na estruturação e na validação dos protocolos assistenciais e de fluxos de atendimento relacionados à promoção da segurança do paciente. “A saúde distrital conta, hoje, com uma instância dedicada a melhorar a qualidade da assistência prestada ao usuário do SUS [Sistema Único de Saúde], a fim de garantir o cuidado seguro e livre de danos”, afirma o presidente do comitê, Renato Santos.

Controle e participação social do SUS

Os profissionais de saúde ou os próprios pacientes podem contribuir para a melhoria da assistência prestada nos hospitais da SES-DF por meio dos mecanismos de controle e participação social. Os incidentes que ocorrerem durante um atendimento podem ser relatados diretamente ao Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), instalado em cada um dos hospitais da rede, ou ainda pelos contatos eletrônicos da Gerência de Risco em Serviços de Saúde (GRSS-VisaDF) — grss.divisa@saude.df.gov.br e geris.ses@gmail.com.

Padilha anuncia 80 municípios prioritários em ações contra dengue

Por Paula Laboissière O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira...

Juscelino Filho oficializa demissão do Ministério das Comunicações

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, pediu desligamento do...

Ibaneis Rocha ganha Medalha Mérito Lojista do DF

Por Thaís Miranda O setor de vendas do Distrito Federal vive...

Investigação: Com tecnologia de ponta, Polícia Civil do DF é referência nacional em resolução de casos

Por Jak Spies A investigação criminal é uma área explorada massivamente...

Brasília deve receber 7 mil atletas nos Jogos da Juventude 2025

Por Adriana Izel Brasília foi oficializada como a sede dos Jogos...

Meninas em Ação: estudantes assumem cargos de liderança por um dia no DF

Por Karol Ribeiro Já imaginou ocupar um cargo de liderança ainda...

Candidatos reprovados na prova teórica para tirar CNH podem se inscrever em curso de revisão

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) está...

Destaques

Padilha anuncia 80 municípios prioritários em ações contra dengue

Por Paula Laboissière O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira...

Juscelino Filho oficializa demissão do Ministério das Comunicações

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, pediu desligamento do...

Ibaneis Rocha ganha Medalha Mérito Lojista do DF

Por Thaís Miranda O setor de vendas do Distrito Federal vive...

Estudantes do CIL 01 de Brasília recebem certificação de proficiência em alemão

O Centro Interescolar de Línguas (CIL) 01 de Brasília...

Investigação: Com tecnologia de ponta, Polícia Civil do DF é referência nacional em resolução de casos

Por Jak Spies A investigação criminal é uma área explorada massivamente...