21.5 C
Brasília
23 abr 2025 00:45

Saúde do DF deve realizar busca ativa por grupos da vacina contra a mpox

São 177 pessoas com indicação para receber o imunizante. Ministério da Saúde não recomenda ampla vacinação

A Secretaria de Saúde vai iniciar uma busca ativa pelo grupo de 177 pessoas residentes no Distrito Federal com indicação para receber a vacina contra a mpox, doença antes chamada de varíola dos macacos e monkeypox. De acordo com os critérios do Ministério da Saúde, o imunizante não é indicado para toda a população, sendo restrita a homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais com mais de 18 anos, vivendo com HIV/Aids, com contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses, e a profissionais de laboratório que lidem diretamente com o orthopoxvírus.

De acordo com a gerente da Rede de Frio Central da Secretaria de Saúde, Tereza Luiza Pereira, o imunizante não será disponibilizado amplamente nas unidades básicas de saúde (UBSs), como acontece com outras campanhas de vacinação. “A ideia é fazer a busca ativa dessas pessoas”, explica. A aplicação poderá ocorrer nos locais onde os pacientes fazem seu tratamento de saúde. Servidores serão treinados especificamente para a aplicação do imunizante contra a mpox, com foco em usar as doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde sem perdas técnicas.

“Observamos uma queda bastante expressiva da transmissão a partir de outubro. De modo geral, o cenário do DF é similar ao que observamos na Europa e nas Américas, onde temos uma desaceleração importante da transmissão”Priscilleyne Reis, gerente do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde

Saiba mais sobre a mpox: https://www.saude.df.gov.br/monkeypox

A gerente do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), Priscilleyne Reis, lembra que apesar de uma alta taxa de transmissão da mpox no ano passado, quando chegaram a ser registrados 168 casos em um único mês, setembro, hoje é possível dizer que a doença está controlada. “Observamos uma queda bastante expressiva da transmissão a partir de outubro. De modo geral, o cenário do DF é similar ao que observamos na Europa e nas Américas, onde temos uma desaceleração importante da transmissão”, explica.

O primeiro caso no Distrito Federal foi confirmado em maio de 2022. Até agora, são 381, sendo 327 somente entre julho e setembro. O último caso registrado foi em janeiro, quando foram confirmadas quatro contaminações. Em fevereiro e em março o Distrito Federal não registrou pessoas com mpox.

Apesar da redução, Priscilleyne Reis destaca a importância de profissionais de saúde e a população em geral manterem a atenção para os sinais e sintomas da doença. “A vacinação está direcionada apenas para um grupo bastante restrito de pessoas, principalmente como estratégia de proteção das pessoas com maior risco de evolução para as formas graves da doença”, completa.

Ibaneis Rocha destaca a importância da democracia durante lançamento de livro em homenagem a Brasília

Por Fernando Jordão O governador Ibaneis Rocha participou, na noite desta...

Ibaneis Rocha toma posse na Academia Brasiliense de Direito

Por Ian Ferraz O governador Ibaneis Rocha tomou posse nesta terça-feira...

DF registra quase 100 casos de meningite em 2024; vacinação é principal arma contra doença

Por Larissa Lustoza Em 2024, o Distrito Federal registrou 333...

Hemocentro de Brasília é referência para tratamento em hemofilia

O Dia Mundial da Hemofilia, comemorado em 17 de...

Novos colaboradores da Saúde passam por acolhimento no Hospital Regional de Santa Maria

A Superintendência do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)...

MEC abre inscrições para apoio e financiamento de cursinhos populares

Por Daniella Almeida A partir de terça-feira (22), o Ministério...

Destaques

Ibaneis Rocha destaca a importância da democracia durante lançamento de livro em homenagem a Brasília

Por Fernando Jordão O governador Ibaneis Rocha participou, na noite desta...

Ibaneis Rocha toma posse na Academia Brasiliense de Direito

Por Ian Ferraz O governador Ibaneis Rocha tomou posse nesta terça-feira...

DF registra quase 100 casos de meningite em 2024; vacinação é principal arma contra doença

Por Larissa Lustoza Em 2024, o Distrito Federal registrou 333...

Palivizumabe: sala na Policlínica do Gama aplica mais de 100 doses em crianças com infecções graves

Por Larissa Lustoza Inaugurada em fevereiro deste ano, a nova...

Hemocentro de Brasília é referência para tratamento em hemofilia

O Dia Mundial da Hemofilia, comemorado em 17 de...