25.5 C
Brasília
13 mar 2025 10:58

Saúde encomendará 500 mil testes para zika, chikungunya e dengue

Kits serão produzidos pela Fiocruz e permitirá acelerar os resultados e reduzir o custo dos exames para diagnóstico das três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

Por Nivaldo Coelho

O Ministério da Saúde vai adquirir 500 mil testes nacionais de biologia molecular para a realização de diagnóstico de zika, chikungunya e dengue até o final deste ano. O anúncio foi realizado pelo ministro da Saúde, Marcelo Castro, neste sábado (16), no Rio de Janeiro (RJ), durante a visita às instalações dos laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A nova tecnologia permitirá o diagnóstico simultâneo para os casos suspeitos das três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti durante a manifestação dos sintomas clínicos destas infecções.

“O teste é fundamental do ponto de vista de estratégia de saúde pública, com uma vantagem extraordinária ao realizar o diagnóstico simultâneo em vez de fazer três testes separadamente, além de diminuir os custos com a implementação da tecnologia brasileira para o desenvolvimento do teste”, ressaltou o ministro durante o anúncio.

A previsão é que as primeiras 50 mil unidades do teste comecem a ser distribuídos a partir de fevereiro para os laboratórios estaduais. Atualmente, o diagnóstico do vírus Zika é realizado com uso da técnica de RT-PCR em Tempo Real, que identifica a presença do material genético do vírus na amostra. São usados reagentes importados e, para descartar a presença dos vírus dengue e chikungunya, é necessário realizar cada exame separadamente.

Chamado de Kit NAT Discriminatório para Dengue, Zika e Chikungunya, o novo teste permite realizar a identificação simultânea do material genético dos três vírus, evitando a necessidade de três testes separados. O procedimento oferece uma mistura pronta de reagentes, acelerando a análise das amostras e a liberação dos resultados.

A novidade garantirá maior agilidade para o diagnóstico realizado na rede de laboratórios do Ministério da Saúde, além de reduzir os custos e permitir a substituição de insumos estrangeiros por um produto nacional. A produção e nacionalização dos kits poderá representar uma economia de mais de 50% aos cofres públicos, pois atualmente os insumos são obtidos de fornecedores internacionais. A estimativa de custo para realização do diagnóstico é de U$20 por teste.

Os testes serão distribuídos aos Laboratórios Nacionais de Saúde Pública (LACENs). Além do fornecimento de insumos, o acordo prevê também o treinamento e a assistência técnica permanente, garantindo as condições necessárias para a execução das diferentes etapas do teste molecular.

Laboratórios

O Ministério de Saúde conta com uma rede de 22 LACENs: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MS, MG, PA, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, SC, SP e SE. Nos próximos meses, a tecnologia será transferida para os outros laboratórios, somando as 27 unidades equipadas para a realização da técnica de biologia molecular para qualquer agravo.

O repasse da tecnologia está sendo feito pelos laboratórios sentinelas de referência da Fiocruz, localizados no Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Pará (Instituto Evandro Chagas) e São Paulo (Instituto Adolfo Lutz).

Fonte: Agência Saúde

Enfermagem mostra união e força em ato por reajuste do piso e jornada de 30h

As ruas de Brasília amanheceram tomadas por profissionais de...

Saúde mental: afastamentos dobram em dez anos e chegam a 440 mil

Por Paula Laboissière Em 2014, quase 203 mil brasileiros foram...

Mães vacinadas contra covid protegem bebês com aleitamento exclusivo

Por Douglas Correa Um novo estudo realizado por pesquisadores do Instituto...

Covid: 5 anos após 1ª morte no país, documentos expõem negacionismo

Por Camila Boehm Neste 12 de março, há exatos cinco...

Confira regras do IRPF 2025; prazo para declaração começa na segunda

Por Wellton Máximo Uma das principais ferramentas que agiliza a...

Moradores do Varjão comemoram conquistas em menos de 2 anos

Por Geysa Albuquerque Mais de  8,8 mil moradores do Varjão ...

Destaques

Enfermagem mostra união e força em ato por reajuste do piso e jornada de 30h

As ruas de Brasília amanheceram tomadas por profissionais de...

Saúde mental: afastamentos dobram em dez anos e chegam a 440 mil

Por Paula Laboissière Em 2014, quase 203 mil brasileiros foram...

Restaurantes, padarias e mercados que possuem dívidas milionárias terão a energia cortada

Com o objetivo de educar e regularizar a situação...

Mães vacinadas contra covid protegem bebês com aleitamento exclusivo

Por Douglas Correa Um novo estudo realizado por pesquisadores do Instituto...

Covid: 5 anos após 1ª morte no país, documentos expõem negacionismo

Por Camila Boehm Neste 12 de março, há exatos cinco...