Por Thaís Cavalcante
Com 274 servidores inscritos da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o Projeto Maps capacitou profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) na ampliação do acesso aos cuidados em saúde mental. O encerramento, realizado na terça-feira (25), na Escola de Governo (Egov), marcou a conclusão de dois cursos voltados para o fortalecimento da assistência para a população.
A subsecretária de Saúde Mental, Fernanda Falcomer, destaca a importância do investimento em capacitação para os servidores. “O Maps reflete nossa prioridade em qualificar os profissionais da rede e promover uma transformação no atendimento à saúde mental”, concluiu.
O Projeto Maps, desenvolvido em parceria com a Unicamp e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), foi dividido em duas fases: Maps 1, focado na implementação do apoio matricial nas Regiões de Saúde do DF, e Maps 2, um curso de capacitação em saúde mental para os servidores da APS.
A coordenadora da Atenção Primária à Saúde da SES-DF, Sandra Araújo, celebrou os resultados alcançados. “Este curso envolveu profissionais de diferentes níveis. E a parceria entre a Coordenação de Atenção Primária e a nova Subsecretaria de Saúde Mental (Susam), fortalece ainda mais o projeto e a assistência”, explica.
O Maps proporcionou a elaboração de planos regionais de matriciamento que visam integrar os serviços locais e fortalecer o cuidado dos pacientes com o apoio de equipes multiprofissionais e dispositivos de saúde mental.
