Saúde Mais Perto do Cidadão realiza mais de dois mil atendimentos no Sol Nascente

Ação reuniu médicos, nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos em radiologia, além da oferta de kits odontológicos e vacinação



Por Ingrid Soares

O programa Saúde Mais Perto do Cidadão, realizado entre os dias 16 a 19 deste mês, no Sol Nascente, reuniu moradores da região que receberam atendimentos de saúde ao longo de quatro dias. Profissionais de saúde, atenderam pacientes nas unidades móveis instaladas no espaço, oferecendo serviços com clínicos gerais, cardiologistas, ginecologistas, oftalmologistas, nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e em saúde bucal. A equipe ainda ofertou serviços em ultrassonografias, eletrocardiogramas (ECG), mamografias e exames preventivos de Papanicolau (PCCU), para a prevenção do câncer do colo do útero. Houve também a distribuição de 4.000 kits odontológicos.

A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, destaca a importância dessa ação. “Isso representa o exercício pleno do Sistema Único de Saúde (SUS). Estar próximo à residência das pessoas ofertando políticas públicas em saúde, tanto de prevenção quanto de diagnóstico. O Distrito Federal desponta entre os estados da federação como uma unidade que vem intensificando esse modelo de assistência, como pelo Carro da Vacina, do Movimento Rápido de Vacinação (MRV) e pelo próprio fortalecimento da Estratégia Saúde da Família. A execução desses recursos por meio de emendas parlamentares é importante, porque diminuímos as demandas reprimidas da população pelo vínculo das equipes de saúde com a comunidade.”

Publicidade

O Carro da Vacina também esteve presente ao longo desses quatro dias para vacinar a população – exceto vacinas para dengue e BCG, oferecidas apenas em unidades básicas de saúde (UBSs). Foram aplicadas 1.020 doses contra gripe, covid-19, entre outras doses. As duas equipes de saúde da SES-DF, compostas por mais de 20 profissionais, também atuaram para administrar vacinas em crianças e adultos, além da realização de 1.225 testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), hepatite B e C e sífilis.

“A iniciativa busca aproximar os serviços de saúde dos cidadãos, garantindo que mais pessoas tenham acesso a cuidados médicos de qualidade, independentemente de sua localização. Estamos comprometidos em fazer com que os serviços de saúde cheguem cada vez mais perto da população, reduzindo barreiras e ampliando o alcance”, destaca a coordenadora de Atenção Primária à Saúde (Coaps), Sandra Araújo de França.

Esse serviço itinerante leva atendimento médico especializado e a realização de exames complementares diretamente às Regiões Administrativas. A próxima região a receber a iniciativa será Samambaia. É importante que os interessados levem consigo seus documentos para o cadastro no sistema (carteira de identidade, CPF e cartão do SUS) e disponibilizem um número de telefone para contato.

 

 



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEAgência Saúde DF
Artigo anteriorAprovado o Plano Distrital de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PGTES)
Próximo artigoPrograma Morar DF ajuda famílias de baixa renda a conquistar sonho da casa própria; saiba como participar