25.5 C
Brasília
30 mar 2025 12:29

Saúde Mais Perto do Cidadão: Tenda+ leva 16 consultórios móveis para a população da Estrutural

Programa itinerante ficará ao lado da administração regional até o dia 7 de fevereiro com oferta exames e consultas para a comunidade da região

A partir desta quarta-feira (29), os moradores da Estrutural já têm acesso a serviços de saúde gratuitos. A 3ª edição do programa Saúde Mais Perto do Cidadão – A Tenda+ chega à cidade, onde seguirá até 7 de fevereiro com uma estrutura itinerante de 1,2 mil m² montada ao lado da administração regional. No local, a população poderá fazer, gratuitamente, exames e consultas em diferentes especialidades. A ação conta com recursos de emendas parlamentares do deputado federal Alberto Fraga e é executada em parceria com o Hospital São Mateus.

Ao todo, são 16 consultórios, com capacidade para atender até 300 pessoas por dia. Em visita ao primeiro dia do programa na região, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, ressaltou a importância do projeto para desafogar o atendimento na rede pública de saúde, sendo uma iniciativa que aproxima o governo de quem precisa dos serviços.

“É um atendimento de excelência, você percebe só de chegar ao local. São profissionais altamente capacitados e conseguem terminar todo o fluxo de atendimento em um lugar só, com a consulta e os exames laboratoriais feitos no mesmo dia. Isso ajuda muito a rede pública, que fica com mais liberdade para cuidar da questão secundária, especialidades e coisas mais graves. Então é algo muito importante e a gente se emociona com os depoimentos da população aqui, tão carinhosa conosco todos as vezes”, declarou.

Atendimento aprovado

O atendimento no Saúde Mais Perto do Cidadão – A Tenda+ funciona por meio de agendamento no site, onde a população tem acesso a diferentes consultas de rotina em ginecologia, ortopedia, dermatologia, cardiologia, oftalmologia e pediatria, além de exames como eletrocardiograma, tonometria, mapeamento de retina, hemograma completo, Papanicolau e ultrassonografia.

A população poderá fazer, gratuitamente, exames e consultas em diferentes especialidades. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Uma média de 550 pessoas são contempladas diariamente pelo projeto e os atendimentos ocorrem das 8h às 17h. Segundo a diretora geral do A Tenda+, Myrian Silveira, também há filas de atendimento por encaixe, que é possível se restarem vagas. “É iniciado um processo com o primeiro atendimento, onde o paciente recebe o encaminhamento e realiza os exames. Em seguida vem a consulta médica, de acordo com a especialidade definida a partir das triagens. Lembrando que não é um atendimento ambulatorial de emergência, são consultas de rotina, onde podem fazer um check-up de forma otimizada”, frisou.

A dona de casa Ana Paula Ferreira da Silva, 39, soube do programa pela irmã, que recebeu atendimento no Sol Nascente em outra edição e recomendou para a família. Ana conseguiu marcar os exames de ginecologia, ortopedia e dermatologista com facilidade e elogiou a organização: “são todos muito educados, desde a recepção até os médicos. Sempre gentis, explicando onde fazer cada atendimento, muito organizado, você entra com a fitinha já no braço e com o preferencial, tudo bonitinho. O governador está de parabéns”.

Em visita ao primeiro dia do programa na região, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, ressaltou a importância do projeto para desafogar o atendimento na rede pública de saúde. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Já a dona de casa Jocilene dos Santos Diniz, 53, destacou a acessibilidade da estrutura como um ponto forte. Como cadeirante, ela não encontrou obstáculos no atendimento e disse ter sido bem acolhida nos exames de ginecologia e ultrassom. “É muito gratificante para nós moradores da Estrutural. Atendem a gente muito bem e não tive dificuldades”.

Crescimento profissional

Os médicos que participam do projeto descrevem a experiência como um acréscimo grande na área profissional e pessoal. É o caso da dermatologista Keila Pati, de 34 anos: “As pessoas estão muito necessitadas de atendimento, então os pacientes ficam muito agradecidos e a gente também se sente muito bem fazendo isso”.

A médica conta que, muitas vezes, há pacientes que nunca frequentaram uma especialidade como a dermatologia. “É emocionante conseguir ajudar as pessoas dessa maneira. Aqui fazemos só o atendimento clínico, mas o diagnóstico já é um adianto para um relatório mais específico para que eles consigam retirar lesões, por exemplo, o mais breve possível”, observa.

Antes da Estrutural, o Saúde Mais Perto do Cidadão – A Tenda+ já passou pelo Riacho Fundo e pelo Sol Nascente. Neste ano, ainda estão previstas edições em Ceilândia e Santa Maria, com dez dias de duração em cada uma delas. Em 2023, o projeto ultrapassou a marca de 57 mil atendimentos.

Epilepsia atinge 65 milhões de pessoas no mundo, segundo a LBE

Por Ana Carolina Alli Confusão mental, crise convulsiva e mal-estar...

Campanha do GDF conscientiza contra exploração sexual infantil

Por Jak Spies Esta semana, o Governo do Distrito Federal (GDF)...

Lula: “Quem tem de vender as coisas do Brasil é o Brasil”

“Nós vamos continuar andando o mundo porque temos o...

Com inauguração do Drenar DF, Brasília avança na infraestrutura urbana

O Governo do Distrito Federal (GDF) celebrou neste sábado...

UBS 2 de Brazlândia leva mutirão de saúde e prevenção de doenças à comunidade

Por Yuri Freitas Foi realizada, na manhã deste sábado (29),...

Novo filme de Fernanda Montenegro no Cine Brasília é uma das opções culturais para o fim de semana

Por Fernando Jordão Fernanda Montenegro precisou de poucos minutos em cena...

1ª Mostra de Fotografia do projeto Comunicador do Futuro estreia em Taguatinga

Por Karol Ribeiro Nesta sexta-feira (28), a Estação Praça do Relógio,...

Economia: Tarcisio de Freitas entre contradições e desejos estranhos aos brasileiros

Por Kleber Karpov Durante abertura do Arko Conference 2025, nesta...

Destaques

Epilepsia atinge 65 milhões de pessoas no mundo, segundo a LBE

Por Ana Carolina Alli Confusão mental, crise convulsiva e mal-estar...

Campanha do GDF conscientiza contra exploração sexual infantil

Por Jak Spies Esta semana, o Governo do Distrito Federal (GDF)...

Lula: “Quem tem de vender as coisas do Brasil é o Brasil”

“Nós vamos continuar andando o mundo porque temos o...

Com inauguração do Drenar DF, Brasília avança na infraestrutura urbana

O Governo do Distrito Federal (GDF) celebrou neste sábado...

UBS 2 de Brazlândia leva mutirão de saúde e prevenção de doenças à comunidade

Por Yuri Freitas Foi realizada, na manhã deste sábado (29),...