Saúde oficializa a criação de grupo de combate ao Aedes aegypti em Samambaia, Taguatinga e região

Grupo planeja e executa ações de mobilização, prevenção e controle de doenças, como dengue



A Secretaria de Saúde (SES-DF) formalizou, nesta terça-feira (23), a criação do Grupo Executivo Intersetorial de Gestão do Plano de Prevenção e Controle da Dengue e outras Doenças Transmitidas pelo Aedes da Região de Saúde Sudoeste, o Geiplandengue Sudoeste.

O grupo vai atuar na Região de Saúde Sudoeste realizando o planejamento e a execução de ações de mobilização, de prevenção e de controle de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A Região Sudoeste engloba Samambaia, Taguatinga, Recanto das Emas, Águas Claras e Vicente Pires.

O planejamento realizado pelo grupo prevê o combate ao vetor; as ações intersetorial e interinstitucional; a responsabilização de todas as instituições e o apoio logístico e operacional da estrutura governamental que for necessária.

Publicidade

Para o subsecretário de Vigilância à Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos, o grupo é de grande importância para articular as ações necessárias no enfrentamento do mosquito. “É fundamental esse papel de interlocução e articulação do geiplandengue para ir além da saúde e ser uma mobilização não só institucional, mas interinstitucional. Este diálogo e integração com outros atores fortalecem a resposta da Saúde frente ao combate, controle e nas medidas de prevenção contra o mosquito”, destacou.

Além de representantes da Saúde – como diretores, gerentes e representantes dos núcleos de vigilância epidemiológica da região – o grupo é formado por atores interinstitucionais, como o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Administrações Regionais e os Conselhos Regionais de Saúde. Por meio de reuniões, o Geiplandengue Sudoeste promove a discussão, avaliação e atualização das estratégias de prevenção e controle das doenças.

A publicação está disponível na edição 139 do Diário Oficial do Distrito Federal, páginas 46-47.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEAgência Saúde DF
Artigo anteriorHBDF recebe delegação do Xiangya Hospital e da VICARE
Próximo artigoEquipes do Consultório na Rua do DF superam 10 mil atendimentos em 2024