Acordo permite operar 50 pacientes por mês
Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitarem de cirurgias oftalmológicas de vitrectomia podem ser atendidos pelo Centro Brasileiro da Visão (CBV). A renovação do contrato neste sentido foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta segunda-feira (14) autorizando a prestação deste serviço complementar.
A partir da assinatura do acordo, será possível realizar 50 cirurgias mensais. Este reforço atende à demanda por cirurgias de vitrectomia e vem ao encontro dos esforços empreendidos pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal em relação ao atendimento da Oftalmologia.
Na vitrectomia, o humor vítreo é removido do olho, totalmente ou em parte, e o gel vítreo é substituído por uma solução salina (BSS). Este procedimento é usado no tratamento de diversas doenças oftalmológicas, como descolamento de retina, tromboses venosas, hemorragia vítrea e buraco macular.
Para melhorar cada vez mais a assistência no campo oftalmológico, houve uma intensificação nas ações: “Durante todo o mês de setembro, foram realizadas reuniões com o objetivo de ampliar a oferta de exames, consultas e cirurgias em todos os hospitais da rede pública e no conveniado Hospital Universitário de Brasília (HUB)”, destaca a referência técnica distrital do setor, Núbia Vanessa Lima.
O valor total do contrato é de R$ 8.177.604,00, seguindo a tabela do Ministério da Saúde. A vigência é de 12 meses, a contar da sua assinatura, podendo ser prorrogado, se necessário.
Os encaminhamentos para a cirurgia é feito pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde.
Fonte: Agência Saúde DF