29.5 C
Brasília
02 abr 2025 17:18

Se depender dos Sindicatos Agnelo pode ir até para a cadeia

E recomeçam as ondas de paralisações dos servidores do GDF, por falta de pagamentos dos servidores públicos do DF. Outras ações podem ser tomadas contra o governador e os secretários responsáveis por garantir os salários do funcionalismo público.

Na manhã de hoje (22/Dez), cerca de 2 mil pessoas entre professores na ativa e aposentados, servidores de assistência à educação e funcionários terceirizados entraram novamente em greve e se concentraram em frente ao Palácio do Buriti. Após reunião com o Secretário de Estado de Administração Pública, Wilmar Lacerda, que prometeu que o pagamento seria creditado a zero hora de hoje (23/Dez), os manifestantes resolveram ‘pagar para ver’.

Mais reservado, sem fazer alarde, está do Sindicato dos Médicos do DF (SindMédicos), que tem participado de discussões com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) sobre a crise da saúde do DF. E segundo Dr. Guttemberg Fialho, acionou o GDF na Justiça e espera parecer do juiz em relação aos atrasos. Fialho observa ainda que publicou comunicado que assim como o Sindate-DF, desobriga os médicos a cumprirem horas-extras.

Já a diretoria do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF), foi jogou duro com Agnelo e Cia. Protocolou ofício na tarde dessa segunda-feira (22/Dez) junto à Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF). No documento o Sindicato exige o pagamento imediato dos valores atrasados dos servidores e ameaça denunciar criminalmente os responsáveis pelo não pagamento dos servidores, por apropriação indébita.

O crime a que o Sindate se refere é previsto no Código Penal Brasileiro. Se aceito a denúncia criminal, o governador Agnelo Queiroz (PT) e os secretários da Secretaria de Estado de Saúde (SES-DF), da SEAP-DF e ainda o Secretário da Fazenda do DF, (SEFAZ-DF),  envolvidos diretamente com a liberação dos valores devidos podem pegar de um a quatro anos de prisão além de multa. O Sindate-DF publicou ainda comunicado à categoria desobrigando o cumprimento de horas-extras nas unidades de saúde.

Mas nem todos os sindicatos estão tão preocupados assim com seus representados. Esse é o caso do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde do DF (SindSaúde), que representa servidores de nível médio e fundamental. Isso porque na semana em que conseguiu garantir o pagamento dos servidores, a direção do Sindicato anunciou nova assembleia apenas para o dia 6 de janeiro. O Sindicato entrou em recesso de quase um mês.

Será que a diretoria do SindSaúde se esqueceu que os servidores poderão ficar sem recursos para a diversão do final de ano? Depois de um reajuste na mensalidade que já era a maior do DF, os servidores, representados por essa entidade, devem estar realmente felizes.

Assim como o SindSaúde, o Sindicato dos Enfermeiros (SEDF) também apenas anunciou recesso durante o período de 22 de Dezembro a 4 de Janeiro. O pessoal da Segurança, único a receber em dia (7/Dez), no fracionamento dos pagamentos efetuado pelo GDF, ao que tudo indica está tudo certinho. Não por um acaso, afinal os salários do pessoal da segurança é pago integralmente pela União, por meio do Fundo Constitucional do DF (FCDF) e embora talvez não consiga escapar, minimizar a possiblidade de cair em improbidade administrativa, para Agnelo, não seria uma boa com tantas complicações que deve ter pela frente.

Agora a pergunta que não quer calar é o que tramaria o sindicato dos secretários, administradores e comissionados do GDF? Será que se mobilizariam em frente ao Buriti? Não caberia em toda extensão do Eixo Monumental.

Destaques

PMDF prende homem por sequestrar companheira durante audiência online para julgar violência doméstica

Por Kleber Karpov A Polícia Militar do DF (PMDF), divulgou...

Mais de 250 profissionais e acadêmicos da área de saúde debatem vacinação e doenças imunopreveníveis

Por Humberto Leite Brasília é palco, nesta quarta (2) e...

Brasília comemora 28 anos de respeito ao pedestre na faixa

No dia 1º de abril de 2025, Brasília comemora...

Processo Seletivo: Saúde divulga resultado final para médicos neonatologistas

Por Humberto Leite A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...