Secretaria da Mulher do DF lança projeto “Atleta campeã diz não ao covarde”

Projeto da SMDF em defesa das mulheres, ação levará atividades físicas e capacitação para 1.600 agentes de segurança



Utilizando práticas esportivas como ferramenta de inclusão e combate à violência contra a mulher, um novo projeto e vai transformar o dia a dia dos agentes de segurança pública. Neste sábado (03), foi realizada no Centro de Capacitação Física dos Bombeiros a cerimônia de abertura do projeto “Atleta campeã diz não ao covarde”, uma iniciativa da Secretaria da Mulher (SMDF), em parceria com a Associação Desportiva As Minas Brasília de Futebol Feminino e com o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

De acordo com a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, que destaca a importância da iniciativa dentro do calendário do Agosto Lilás, o projeto convida os profissionais das forças de segurança a repensar a violência de gênero e a promover o desenvolvimento atlético das mulheres nas corporações | Foto: Vinicius de Melo/SMDF

O projeto inovador visa promover a igualdade de oportunidades, o respeito e a proteção dos direitos das mulheres. Além disso, a ação vai fortalecer a conscientização sobre a violência contra a mulher e integrar os membros das forças de segurança com a proteção e o empoderamento das mulheres. Com a meta de alcançar 1.600 participantes, a iniciativa inclui atividades como aulas de defesa pessoal, workshops e competições esportivas em modalidades como futebol, futsal, atletismo e “bombeiro durão” – uma competição voltada para as práticas dos bombeiros militares.

Com a meta de alcançar 1.600 participantes das forças de segurança pública, a iniciativa inclui atividades como aulas de defesa pessoal, workshops e competições esportivas em modalidades como futebol, futsal, atletismo e “bombeiro durão” – uma competição voltada para as práticas dos bombeiros militares

Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, que destaca a importância da iniciativa dentro do calendário de Agosto Lilás, o projeto convida os profissionais das forças de segurança a repensar a violência de gênero e a promover o desenvolvimento atlético das mulheres nas corporações. “A atuação do GDF no combate à violência de gênero tem sido constante e abrangente. Essa ação demonstra o esforço em disseminar informações para todas as áreas, alcançando tanto os profissionais que atuam diretamente no enfrentamento da violência quanto as mulheres que necessitam de acolhimento. O projeto Atleta Campeã chega em boa hora para complementar nossas iniciativas”, acrescenta.

Publicidade

Entre os participantes estão bombeiros, policiais civis, militares e agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Alexandre Patury, secretário executivo de Segurança Pública, enfatiza que “a participação ativa das mulheres em ações como essa demonstra força, união e pertencimento. O slogan ‘Não ao Covarde’ reforça nossa luta pelo fim da violência contra a mulher, convidando as mulheres a não aceitarem relacionamentos abusivos e os homens a não compactuarem com ações de violência de gênero,” completou.

Ao longo dos três meses de atividades integradas, os agentes de segurança receberão orientações importantes para lidar com mulheres vítimas de violência e identificar possíveis agressores. A sargento do Corpo de Bombeiros, Luiza Freitas, campeã mundial da modalidade de “bombeiro durão” e que participará do projeto, ressalta: “Não há nada que uma mulher não seja capaz de fazer. E poder fazer parte disso e incentivar outras é muito importante. Esse é um passo importante para as forças de segurança”.

Ressignificar

No início do ano, o Governo do Distrito Federal (GDF) assinou o decreto que institui o Programa Ressignificar, destinado à capacitação de servidores no combate à violência contra a mulher e à proteção das vítimas. O Ressignificar promove cursos de formação e aperfeiçoamento para 100% dos servidores da segurança do Distrito Federal, com o objetivo de capacitá-los para atuar de maneira efetiva em casos de violência contra mulheres.

O projeto “Atleta Campeã Diz Não ao Covarde” complementa o Programa Ressignificar ao abordar o enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres como um fenômeno complexo e multifacetado. A integração das ações esportivas com o programa de capacitação reforça o compromisso com a proteção e empoderamento das mulheres e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

 

 



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorSaúde lança projeto de vacinação volante na região rural de Ceilândia
Próximo artigoUBS 17 de Ceilândia auxilia pacientes com dores crônicas