Servidores com férias marcadas para depois de 20 de março devem voltar ao trabalho
Por Jurana Lopes
Servidores da Secretaria de Saúde que se encontram em férias, licença-prêmio ou afastados por abonos e dispensa de bater ponto para participar de congressos e eventos devem retornar imediatamente ao trabalho. A convocação, feita nesta semana por meio de circular, tem como meta aumentar o quantitativo de profissionais atuantes da pasta, a fim de reforçar o enfrentamento da disseminação do coronavírus.
De acordo com a gerente de Apoio à Fiscalização da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), Márcia Olivé, o retorno imediato é para todos os servidores que tinham férias marcadas após o dia 20 de março. “Quem se afastou antes desse período continua usufruindo de suas férias ou abono normalmente”, esclarece.
A medida torna- se necessária para enfrentar a disseminação do novo coronavírus. A Vigilância Sanitária, por exemplo, intensificou as fiscalizações, principalmente em estabelecimentos que estão funcionando, como supermercados, padarias, farmácias e serviços de delivery.
“Nosso objetivo é orientar esses estabelecimentos de como proceder nesse momento de crise. Intensificamos as ações sanitárias nesse sentido. Os estabelecimentos que estão descumprindo as orientações estão sendo autuados e é dado um prazo de 24 horas para se adequarem”, explica Márcia.
Segundo a gerente, há muitas denúncias de mercados lotados, que não estão tendo cuidado na higienização e nas boas práticas de manipulação de alimentos.
“Também estamos indo às clínicas médicas que estão funcionando, mas elas precisam tomar medidas de enfrentamento contra o Covid-19. Evitar aglomerações, fazer higienização das bancadas, evitar formação de filas. A Vigilância Sanitária está toda voltada para atender o Plano de Contingência de Combate ao Coronavírus”, conclui.
Enfrentamento
Nesse tempo, foi publicada no dia 20 de março uma determinação do secretário de Saúde, Francisco Araújo, que cancela afastamentos marcados e não usufruídos, tais como férias, abonos e licenças-prêmio e dispensa de ponto para congressos e eventos em geral, sem prejuízo de sua remarcação.
Segundo a subsecretária de Gestão de Pessoas, Silene Almeida, “a determinação do secretário de Saúde irá durar até que se resolva a questão da pandemia do coronavírus. No entanto, os servidores que já receberam o adiantamento pecuniário das férias não precisarão restituir”, esclarece.
A medida, segundo a determinação do secretário, visa fortalecer as ações de enfrentamento do Covid 19.
Fonte: Agência Saúde DF