19.5 C
Brasília
14 abr 2025 03:11

Secretaria de Saúde do DF anuncia aumento de realizações de cirurgias mas ignora referenciais comparativos

Com informações desencontradas e sem dados comparativos, mensuração de eficiência quanto a possível aumento de cirurgias do SOS Saúde, fica comprometido

Por Kleber Luiz

Na sexta-feira (11/Jan), a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), anunciou que o “Balanço do SOS DF registra avanços na saúde” entre os dias sete e 11 de janeiro, realizou um total de “261 procedimentos cirúrgicos”. No entanto, em uma matéria, intitulada SOS DF Saúde já fez 72 cirurgias em quatro dias, também publicada pela SES-DF, na mesma data, faz menção a realização de 72 procedimentos cirúrgicos pelo mesmo programa.  Isso, com um agravante, a Pasta deixou de informar se tratava de cirurgias eletivas ou de emergência e, de apresentar dados comparativos que permitam mensurar eficiência anunciada para o programa SOS Saúde.

Clique na imagem para ver nota – Reprodução: SES/DF
Clique na imagem para ver matéria – Reprodução: SES/DF

Vale observar que é conhecimento público que a gestão do ex-governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), sucateou as unidades de saúde do DF, a exemplo de diversas publicações de matérias que relatam desde a falta de insumos, medicamentos, manutenções de equipamentos, até o aumento significativo de mortes evitáveis nos hospitais do DF.  Porém, a análise e confronto de dados é imprescindível para se poder mensurar, a eficiência do SOS Saúde, lançado pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).

Questionado sobre os tipos de procedimentos, por meio da Assessoria de Comunicação, a Pasta esclareceu que “Os dados referem-se ao balanço das duas primeiras semanas desta gestão.  Estão sendo realizadas cirurgias eletivas, priorizando pacientes internados que já aguardavam pelo procedimento.”. Ainda de acordo com a Pasta, tais procedimentos foram realizados pelo Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF), e pelo Instituto de Cardiologia do DF (ICDF).

E quanto aos dados?

Informações disponíveis no site da SES-DF (Veja Aqui), apontam que, em janeiro de 2017. Somadas, as cirurgias eletivas realizadas pelo IHBDF (289) e ICDF (59), totalizam 348 procedimentos cirúrgicos foram realizados. Se considerados os 22 dias úteis daquele ano, a média diária, sobre a soma, representa um total de 16 procedimentos.

A julgar que, os 261 atendimentos do SOS Saúde refletem apenas quatro dias do programa, foi realizado uma média de 62 cirurgias por dia, o que representa uma alta de 387% de aumento de procedimentos cirúrgicos realizados pelo SOS Saúde, se comparado proporcionalmente, o mesmo período de 2017.

Porém, se dos dados reais forem os 72 procedimentos cirúrgicos, o mais provável, a média diária cai para 18 cirurgias e, consequentemente, o aumento dos procedimentos cirúrgicos subiu 11,6%.

Vale observar que o site da SES-DF não dispõe, no site da Secretaria, de dados relativos a 2018. E, no ano anterior, o Hospital de Base do DF (HBDF), fazia parte da estrutura administrativa da SES-DF, pois a conversão para Serviço Social Autônomo, só ocorreu, em janeiro de 2018.

IHBDF

Nesse contexto, se comparado o dados da SES-DF de janeiro de 2017, em que o IHBDF apontou um total de 289 procedimentos cirúrgicos eletivos, com o Relatório Quadrimestral de Avaliação do Contrato de Gestão do IHBDF, do primeiro quadrimestre, relativo ao mesmo período de 2018, o número aponta um total de 307 cirurgias. Um crescimento de 10% nas cirurgias realizadas, se comparado de um ano para o outro.

Fonte: IHBDF

É importante ressalvar consideração do IHBDF, no Relatório Quadrimestral de Avaliação do Contrato de Gestão do IHBDF (Veja Aqui, Página 72), em relação a discrepância de dados do Sistema TrackCare com os do próprio hospital, e as medidas para a estrutura administrativa do Instituto, para lidar com tais discrepâncias, podem gerar diferenças de até 300% entre os dados de ambos os controles.

Inauguradas e reformadas, UBSs potencializam Atenção Primária à Saúde no DF

Por Jak Spies Para fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS),...

Bolsonaro passa por cirurgia no intestino neste domingo

Por André Richter O ex-presidente Jair Bolsonaro passa por uma...

Apenas seis cursos de medicina têm nota máxima no Enade

Por Luiz Cláudio Ferreira Dos 309 cursos de medicina que...

Em entrevista Jorge Vianna sugere concessão de interstício aos policiais militares do DF

Por Kleber Karpov Em entrevista à Rádio Metrópoles, o deputado...

Brasília 65 anos: Veja programação completa dos três dias de comemorações

Por Karol Ribeiro A programação oficial da celebração dos 65 anos...

Vacina contra gripe é segura e não causa a doença; saiba mais verdades

Por Tâmara Freire A campanha de vacinação contra a gripe...

Destaques

Inauguradas e reformadas, UBSs potencializam Atenção Primária à Saúde no DF

Por Jak Spies Para fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS),...

Que Mico foi esse? 10 atos para não cometer gafes ou cometer injustiças ao falar do Sistema Único de Saúde brasileiro

Por Kleber Karpov A cantora e influenciadora Jordana Gleise de...

Bolsonaro passa por cirurgia no intestino neste domingo

Por André Richter O ex-presidente Jair Bolsonaro passa por uma...

Apenas seis cursos de medicina têm nota máxima no Enade

Por Luiz Cláudio Ferreira Dos 309 cursos de medicina que...

Em entrevista Jorge Vianna sugere concessão de interstício aos policiais militares do DF

Por Kleber Karpov Em entrevista à Rádio Metrópoles, o deputado...