Início SAÚDE Secretaria de Saúde não confirma infecção por variante do coronavírus no DF

Secretaria de Saúde não confirma infecção por variante do coronavírus no DF

Há investigação laboratorial em curso, mas os resultados ainda não foram recebidos pela pasta

A Secretaria de Saúde informa que não há confirmação de casos de infecção por variante do novo coronavírus no Distrito Federal. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF) monitoram todos os casos de Covid-19 registrados no DF. Os sequenciamentos genéticos são encaminhados para os laboratórios de referência: Adolfo Lutz, Evandro Chagas e Fiocruz.

O DF segue em alerta e acompanhando os retornos dos laboratórios. O envio de amostras ocorre semanalmente e dentro da rotina de trabalho do Lacen-DF. Em paralelo, a Divep faz o monitoramento dos casos que estiveram em locais com a circulação das novas variantes e realiza a busca ativa entre os contatos, como forma de diminuir a transmissão e identificar precocemente novas variantes no DF.

Além disso, essa investigação epidemiológica tem papel fundamental para identificar se o caso é de uma infecção ocorrida dentro do DF (autóctone) ou importada, que é quando a pessoa reside no DF, mas foi infectada em outra unidade federativa ou país.

Desde o início da pandemia, a Secretaria de Saúde tem atuado fortemente no combate à Covid-19, tanto na assistência quanto na vigilância. A pasta trabalha na prevenção e fiscalização das medidas sanitárias, no acompanhamento diário da evolução dos casos e óbitos e, desde o final de janeiro, na vacinação dos grupos prioritários.

Transmissão

A transmissão do novo coronavírus ocorre por vias aéreas, de pessoa para pessoa. O DF, através principalmente de seu aeroporto, é porta de entrada e saída de pessoas de diversas localidades do Brasil e do mundo. Esse fator influencia na possibilidade de que outras variantes adentrem no DF, sobretudo porque a pessoa pode já estar contaminada, mas ainda não tenha apresentado qualquer sintoma.

Por esse motivo, a Secretaria de Saúde reforça para a necessidade de a população manter as medidas de prevenção seguindo as orientações sanitárias, como o distanciamento social, uso de máscara, lavagem das mãos e álcool em gel. Tais hábitos são necessários e importantes para frear a contaminação e o surgimento das novas variantes do vírus Sars-CoV-2.

Mesmo com a vacinação contra a Covid-19 em andamento, todos esses cuidados não podem ser deixados de lado. É importante continuar evitando aglomerações. Somente durante o feriado prolongado de Carnaval, a Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) inspecionou 68 bares e restaurantes e, desses, 25 foram autuados e 14, interditados.