22.5 C
Brasília
08 jan 2025 17:46

Secretaria de Saúde promove formação em Libras a servidores, em parceria com IFB

Formação na Linguagem Brasileira de Sinais acontece após governador sancionar lei de iniciativa de deputado Jorge Vianna

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), anunciou parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB), para formar servidores na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Iniciativa ocorre após sanção da Lei n° 6.300/2019, pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), de iniciativa do deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos).

De acordo com a diretora de Desenvolvimento Estratégico de Pessoas da Secretaria de Saúde, Diluana Oliveira da SES-DF, inicialmente, 30 vagas foram direcionadas a servidores da SES-DF, que trabalham com atendimento ao público.

Foto: Breno Esaki/Saúde-DF/Divulgação

“A ideia é ter servidores de cada unidade com essa formação, pois existe uma demanda de pessoas com dificuldade de atendimento, que se comunicam apenas em Libras. Então, faremos a seleção desses 30, que podem ser multiplicadores, mas queremos que outros também sejam formados”, explicou.

A lei é válida para os hospitais, hemocentros, farmácias, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com a técnica administrativa da Gerência de Educação em Saúde, Danyella de Jesus, tendo em vista a legislação publicada, há uma necessidade de procurar por mais parcerias com outras instituições e formar ainda mais servidores da Saúde em Libras. “Estamos tentando também com outras escolas, como Egov, UnB e Enap”, destacou.

No caso do IFB, em contrapartida à formação em Libras, o instituto será orientado pela Secretaria quanto a um trabalho de saúde preventiva, além de ser desenvolvida uma rede de apoio psicológico e psiquiátrico aos estudantes.

Recompensa

O deputado Jorge Vianna lembrou que a Lei n° 6.300/2019 é fruto do primeiro projeto de lei do parlamentar. O parlamentar elogiou ainda, o compromisso do governador e do secretario de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Osnei Okumoto, em se empenhar em qualificar servidores para que possam atender a população de usuários do SUS com deficiência auditiva.

“Para mim, a sanção da Lei, por parte do governador Ibaneis e agora o anúncio do secretario de saúde, Osnei Okumoto, reforçam que, embora haja uma tremenda dificuldade de se gerir a saúde do DF, dado a situação deixada pelo ex-governador, Rodrigo Rollemberg, que o governo tenta entregar à população, um serviço de qualidade.”, disse.

Ainda de acordo com o parlamentar, a iniciativa da SES-DF deve facilitar a vida das pessoas com deficiência auditiva e, também, dos próprios servidores. “O curso de Libras, aos servidores, vão permitir que eles possam compreender com facilidade, os pacientes com deficiência auditiva, o que facilita o atendimento e, principalmente, o diagnóstico dessas pessoas. Ganha as duas partes.”, concluiu Vianna.

Fonte: Jorge Vianna

 

Justiça Militar envia ao Supremo inquérito contra coronéis

Por Pedro Peduzzi A investigação sobre a participação de coronéis...

DF terá protocolo de ações integradas de segurança para 8 de janeiro

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF)...

Aeroporto de Brasília é eleito o segundo mais pontual do mundo

Por Jak Spies Terceiro terminal aéreo mais movimentado do país e...

DF tem inscrições abertas para escolha dos Educadores Sociais Voluntários de 2025

Por Victor Fuzeira O Governo do Distrito Federal (GDF) está com...

IGESDF abre seleção para médicos com salários de até R$ 17 mil

Nesta terça-feira (7), o Instituto de Gestão Estratégica de...

Secretaria de Saúde e HUB firmam novo convênio para ampliar atendimento à população

Assegurando a continuidade e a expansão dos serviços oferecidos...

Destaques

Justiça Militar envia ao Supremo inquérito contra coronéis

Por Pedro Peduzzi A investigação sobre a participação de coronéis...

IPVA de 2025 tem primeira parcela em fevereiro; confira as datas de vencimento no Distrito Federal

Por Jak Spies Início de ano é tempo de se preparar...

DF terá protocolo de ações integradas de segurança para 8 de janeiro

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF)...

Aeroporto de Brasília é eleito o segundo mais pontual do mundo

Por Jak Spies Terceiro terminal aéreo mais movimentado do país e...