Por Kleber Karpov
A Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) realizou, neste sábado (27/Abr), a vacinação extramuros, em pontos das regiões administrativas de Planaltina, Ceilândia e Sobradinho. As equipes da rede atuaram ainda em outros 18 locais de imunização, para atualização do calendário vacina, com exceção da vacina contra dengue.
A Pasta ofereceu ainda serviços de práticas integrativas. testes rápidos para detecão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), testagem de glicemia capilar e aferição de pressão arterial. O que segundo, o coordenador do Carro da Vacina, Henrique Queiroz, a solução implementada por parte da SES-DF, atinge o objetivo de aumentar o acesso da população, à imunização, “levando as doses a locais públicos e de grande circulação”.
Quem gostou da iniciativa foi Silvano Barbosa de Sousa, 47, que morador de Planaltina, que não esperava receber quatro imunizantes ao mesmo tempo ao se deparar com o carro de vacina. Barbosa recebeu doses das vacinas contra a tríplice viral, febre amarela, hepatite B e a adsorvida de difteria e tétano (dT).
“Para mim, esse tipo de iniciativa é muito importante, principalmente em benefício de uma sociedade mais humilde, porque precisamos desse apoio. Vacinar é essencial para evitar doenças que podem estar circulando”, disse Barbosa.