A Secretaria de Justiça e Cidadania e o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA), fará a a aquisição de 10.500 cestas básicas e kits de limpeza e higiene pessoal a serem distribuídos aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de meio aberto, semiliberdade e internação e seus familiares no Distrito Federal. A aquisição será possível por meio da utilização do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente – FDCA/DF, no valor de aproximadamente R$ 2 milhões de reais.
A iniciativa ressalta a importância de ações conjuntas entre a sociedade civil e órgãos governamentais, com o objetivo de promover os direitos e crianças e adolescentes. A entrega visa beneficiar adolescentes e familiares que estejam em situação de privação socioeconômica e atenderá cerca de dois mil adolescentes abarcados pelo Sistema Socioeducativo do DF.
De acordo com a Secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, “a insegurança alimentar está relacionada à vulnerabilidade social, realidade vivida por muitas famílias desses adolescentes , a Sejus então entra nessa parte com a ajuda a esses adolescentes, neste momento difícil que a sociedade está passando”
Com esse apoio, a Sejus tem o objetivo de garantir o alimento e a dignidade a essas famílias, com incentivo aos princípios que rompam o ciclo de cometimento do ato infracional e colocando em prática as políticas públicas que geram impacto na sociedade.