Secretaria de Saúde observar que problema foi pontual e deve reabrir nessa terça-feira (3)
Por Kleber Karpov
Um servidor da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), denunciou ao Política Distrital (PD) que a sala de vacinação do Centro de Saúde N° 01 de Santa Maria permaneceu fechado na segunda-feira (2/Jan), por falta de profissionais.
De acordo com o servidor que pediu sigilo da fonte, a Atenção Primária (AP) da SES-DF vem sendo desfalcada pois os servidores são transferidos para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).
PD entrou em contato com a SES-DF para apurar a denúncia. Por meio da Assessoria de Comunicação (ASCOM) a Secretaria informou que o problema foi pontual e deve reabrir nessa terça-feria (3/Jan).
“Duas servidoras que estavam escaladas para o período da tarde apresentaram atestado, o que inviabilizou a abertura da sala. O funcionamento ocorreu normalmente no período da manhã.”.
No entanto a denúncia do servidor tem fundamento. Isso porque a própria SES-DF admite a transferência de servidores que atuam na Atenção Primária, para as emergências dos hospitais do DF.
“A Secretaria de Saúde vem adotando medidas para suprir o deficit de pessoa. Em outubro, o governo de Brasília publicou a Portaria 231 que estabelece a transferência de 30% da carga horária de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Atenção Primária para os prontos-socorros. Desde novembro, as escalas começaram a ser organizadas ampliando oferta de profissionais nas emergências.”.
Organizações Sociais
Vale observar que em outubro de 2015, ocasião da assinatura da Portaria 231, o GDF trabalhava com a perspectiva ‘quase real’ de contratar as Organizações Sociais (OSs) para atuar na gestão das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e na Atenção Primária em todo o DF. Mas o cenário, no que depender da Câmara Legislativa do DF (CLDF), pode ser outro bem diferente. Resta saber se Lucena deve, em algum momento, devolver os servidores para a AP.
Da Redação