19.5 C
Brasília
13 fev 2025 05:03

Sem transporte para leito em UTI, bebê de 1 ano morre em UPA no DF

Criança foi intubada e precisava do leito de UTI para sobreviver. No entanto, sem transporte, passou a madrugada na UPA e morreu

Uma criança de apenas 1 ano morreu nesta quarta-feira (15/5), na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Recanto Emas, à espera de leito de unidade de terapia intensiva (UTI).

Segunda a família, houve negligência no atendimento. O caso é investigado pelo delegado Fernando Fernandes, chefe da 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas).

Na segunda-feira (13/5), a família levou Enzo Gabriel, com dificuldades de respirar, até uma unidade básica de saúde (UBS) de Taguatinga. O diagnóstico preliminar apontou para bronquiolite, pneumonia e asma.

Os médicos prescreveram tratamento com antibiótico em casa, mas o quadro do menino piorou. Na terça-feira (14/5), a família voltou à UBS e recebeu encaminhamento para a UPA.

Intubado

Por volta das 12h50, o menino recebeu diagnóstico de pneumonia avançada e dengue. A saúde dele continuou se deteriorando e, por volta das 19h, Enzo foi intubado. A família buscou um leito de UTI e conseguiu, mas não havia transporte.

O bebê passou a madrugada na UPA, sendo assistido pela equipe médica. Na manhã de quarta-feira, não sobreviveu e morreu na UPA. A família, então, procurou a polícia. “Vamos ouvir testemunhas da UBS, da UPA e colher o relatório médico do laudo cadavérico”, prometeu o delegado Fernando Fernandes.

Outro lado

Por meio de nota, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) lamentou “profundamente o caso” e informou que a equipe assistencial “segue consternada com o ocorrido”. A instituição acrescentou que a criança chegou à UPA com desconforto respiratório, “foi prontamente atendida, recebeu medicação e realizou exames”.

“O quadro evoluiu com piora, e foi detectada pneumonia com derrame pleural e dengue aguda. Nesse momento, o paciente foi para a Sala Vermelha, onde recebeu toda a assistência necessária para o caso. A equipe médica pediu uma vaga na UTI e, após resposta positiva, foi solicitada a remoção do paciente”, detalhou o Iges-DF.

O instituto ainda reconheceu a demora no transporte do paciente, mas não considerou haver “negligência médica ou falha no atendimento”. “Informamos, também, que a demora na remoção não foi fator relevante para o desfecho clínico do caso, pois, por estar na Sala Vermelha, [o paciente] recebia cuidados equivalentes ao de uma UTI”, completou o texto.

Também por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) comunicou que “não teve envolvimento no caso”, pois disponibilizou leito para a criança e não foi acionada para fazer o transporte do menino, cujo deslocamento ocorreria em uma ambulância do Iges-DF.

Decreto autoriza GDF a vender créditos da dívida ativa

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, emitiu em...

Programa Profissão Saúde qualifica profissionais de enfermagem para o mercado

Nesta quarta-feira (12), 103 enfermeiros, técnicos e auxiliares de...

Em março: Brasília recebe evento internacional gratuito de MMA

A capital federal se prepara para sediar um dos...

Caesb deve investir R$ 3,2 bilhões no sistema de saneamento da capital até 2029

O presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito...

Experiência do DF vai aprimorar protocolo de combate ao HIV no sistema prisional

Com experiência bem-sucedida na oferta de Profilaxia Pré-Exposição ao...

Destaques

Decreto autoriza GDF a vender créditos da dívida ativa

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, emitiu em...

Motorista escala em meio de explosão após colisão entre dois caminhões com cargas inflamáveis no Paraná

Por Kleber Karpov Imagens do momento de um acidente registrado...

Programa Profissão Saúde qualifica profissionais de enfermagem para o mercado

Nesta quarta-feira (12), 103 enfermeiros, técnicos e auxiliares de...

Em março: Brasília recebe evento internacional gratuito de MMA

A capital federal se prepara para sediar um dos...

Caesb deve investir R$ 3,2 bilhões no sistema de saneamento da capital até 2029

O presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito...