Sentinela transporta 74º coração para transplante

A parceria do Detran-DF com a Central Estadual de Transplantes existe desde 2015 e tem garantido a agilidade necessária ao transplante de órgãos



A aeronave do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), o Sentinela 01, transportou na tarde desta sexta-feira (8) o 74º coração para a realização de transplante no Distrito Federal.

O órgão veio de Goiânia (GO) em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) até Brasília e seguiu para o Hospital do Coração do Brasil, no Setor Hospitalar Sul, em voo realizado pela unidade de operações aéreas do Detran-DF. O helicóptero pousou próximo ao cemitério Campo da Esperança para desembarcar a equipe médica e o coração e embarcá-los na viatura da unidade aérea para transportá-los até o hospital.

Nos transplantes, cada segundo vale muito e o transporte do coração doado precisa ser muito célere, pois o procedimento eficiente de captação e condução para a cirurgia influencia diretamente na resistência do órgão e no sucesso da operação.

Publicidade

A parceria entre Detran-DF e a Central Estadual de Transplantes do Distrito Federal (Cet-DF) existe desde 2015 e tem garantido essa agilidade indispensável ao aproveitamento dos órgãos nos transplantes realizados no Distrito Federal. O comandante Ricardo Timóteo, o copiloto Ramon Chagas e o operador aerotático Fernando Garrido fizeram o voo desta tarde.

Balanço

Desde 2015, já foram transportados 74 corações pelo Detran-DF e, destes, 11 aconteceram em 2023 e 18 neste ano de 2024.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorEixão Norte ganha desvios para desafogar o trânsito na área central de Brasília
Próximo artigoAluguel Social concede auxílio financeiro a mulheres vítimas de violência doméstica