Servidora da Saúde recebe primeiro lugar em prêmio de inovação e tecnologia

Prêmio da FAPDF homenageou profissionais que desenvolveram projetos nas áreas científica e tecnológica



Uma servidora da Secretaria de Saúde (SES-DF) recebeu o primeiro lugar na categoria Iniciativa GovTech no Prêmio de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). A premiação, realizada na última semana (13), reconheceu destaques científicos e tecnológicos da capital federal.

A servidora da Saúde Valéria Menezes conquistou o primeiro lugar na categoria Iniciativa GovTech no Prêmio de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPDF | Foto: Divulgação/FAPDF

A servidora efetiva da SES-DF, Valéria Menezes, venceu com o projeto “Siscargos – Sistema de Análise de Acumulação de Cargos” e destacou a sensação de dever cumprido. “Foram quase sete anos desde a ideia até a implementação. Sinto que precisamos inovar ainda mais, trazer novas tecnologias que possibilitem a desburocratização e celeridade na gestão, de forma que o resultado final reflita num melhor serviço à população”, declarou.

Segundo Valéria Menezes, um processo que levava, no mínimo, 90 dias para análise e conclusão, foi reduzido para uma hora. “A automatização promoveu eficiência, reduzindo o tempo e os recursos necessários para realizar a tarefa manualmente”, destaca.

Publicidade

A edição deste ano contemplou 38 finalistas, em oito categorias: Pesquisador Inovador; Pesquisador Destaque; Estudante Destaque; Startup Inovadora; Iniciativa GovTech; Servidor Destaque; Bolsistas de Iniciação Científica Destaque e Profissionais de Comunicação Destaque. A premiação para os três primeiros colocados foi de R$ 2 mil até R$ 12 mil, exceto para a categoria Iniciativa GovTech.

Eficiência

O SISCargos surgiu após a servidora da SES-DF observar a necessidade de um sistema para auxiliar na elaboração das escalas nos hospitais, sem incompatibilidade de horários. “Percebi que não havia tempo para os profissionais fazerem uma análise minuciosa devido às normas esparsas. Precisávamos de um sistema que fizesse isso por eles de forma automática”, explicou.

Com isso, o sistema também supriu a necessidade do cumprimento de uma demanda do Ministério Público (MPDFT), que exige a Declaração Anual de Acumulação de Cargos de todos os servidores da SES-DF. O Siscargos facilitou a identificação de incompatibilidades de horários sem causar prejuízos, dando tranquilidade em relação à documentação de acúmulo de cargos exigida no momento da aposentadoria.

“Com esse sistema, conseguimos a redução de custos com despesas indevidamente pagas em duplicidade e redução de multas aplicadas pelo Tribunal de Contas, além de desburocratizar os processos envolvendo o acúmulo de cargos, tornando-os mais práticos para todos os envolvidos. Em resumo, trouxe transparência, controle, inovação, agilidade e eficiência”, apontou.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorLive sobre a campanha Novembro Azul chama a atenção para a saúde masculina
Próximo artigoIGESDF promove o IV Congresso de Inovação e Pesquisa e traz novidades para a saúde pública