Na linha de frente como agentes da cultura de paz nas escolas da rede pública do Distrito Federal, os professores e outros servidores da Secretaria de Educação (SEEDF) participaram, na terça-feira (2), de um momento de descontração e cuidado com a palestra “Cuidando de quem cuida”, do psicólogo e escritor Rossandro Klinjey. O evento, promovido pela pasta com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai), teve como objetivo trabalhar o cuidado à saúde mental dos profissionais da educação.
Durante a palestra, Klinjey enfatizou a importância dos educadores estarem atentos ao próprio bem-estar emocional, destacando que “os profissionais de educação estão entre os que mais têm sofrimento psicológico e emocional”.
“A atividade é cada vez mais complexa, especialmente por conta da crise da participação familiar na educação, o que leva cada vez mais crianças e adolescentes sem qualquer estrutura emocional e psicológica para o ambiente escolar”, afirmou Klinjey. Ele também ressaltou a necessidade de criar espaços de diálogo e acolhimento dentro das instituições educacionais, onde os profissionais possam compartilhar suas dificuldades e receber apoio.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, expressou seu entusiasmo com a iniciativa e reafirmou a importância de ações que fortaleçam a cultura de paz nas escolas e que visem ao cuidado com os professores. “Desde a pandemia, nós retornamos com uma rede muito adoecida, gerado pelo período de clausura”, apontou. “Contudo, estamos aqui hoje em um momento de alegria; trouxemos um palestrante nacional que toca nos corações dos educadores e os sensibiliza a refletir sobre o cuidado com sua própria saúde”.
A gerente-executiva de Educação do Sesi e do Senai do DF, Valéria Silva, também esteve presente e observou a relevância da colaboração entre as instituições para a promoção de ações voltadas para o cuidado com quem cuida. “Para a gente é bem prazeroso ter essa parceria com a SEEDF – nós sabemos a importância da educação e como a educação é transformadora na vida das pessoas. Parabenizo a todos os envolvidos na realização desse evento tão especial”, destacou.
A palestra foi recheada de momentos descontraídos e bem-humorados, além de histórias sobre trajetória de Klinjey como psicólogo, mas também de muitas reflexões sobre as crises pelas quais o mundo passa no momento e como elas impactam a comunidade escolar de maneira geral.
A educadora Anne Eller salientou a relevância de abordar o tema do cuidado com os professores e orientadores: “A palestra é importante para que a gente valorize a ação do orientador profissional dentro da cultura da paz, porque a gente está na linha de frente, a gente grava os projetos, a gente busca os outros profissionais para estarem conosco”.