26.5 C
Brasília
03 abr 2025 20:28

Servidores da Saúde cobram Horas-Extras atrasadas

Médicos estão orientados a não fazerem horas-extras e Auxiliares e Técnicos em Enfermagem seguem mesmo caminho, caso não recebam até sexta-feira (21).

Os servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) cobram o pagamento das Horas-Extras em atraso desde maio e podem reduzir a capacidade de atendimento das unidades de Saúde caso o pagamento não seja efetuado até a próxima sexta-feira (21/Ago).

O pagamento das horas-extras são efetuados a cada dois meses. Com isso os valores devidos, relativos ao mês de Maio, não foram efetuados pela SES-DF no dia 15 de julho. Esse atraso compromete a programação financeira dos servidores que tentam aumentar a receita e tenta garantir o atendimento da demanda da SES-DF, devido a falta de servidores.

Um dos servidores que procuraram o blog Política Distrital e, prefere não ser identificado, questiona: “Estou de férias e devo viajar nos próximos dias e estou contando com o meu dinheiro. O pagamento deveria ter sido feito no dia 15 mas, até agora, nada. Será que sai ainda esse mês¿”, pergunta.

Por meio de nota da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da SES-DF esclarece que: “Está trabalhando para efetuar os pagamentos das horas extras de seus servidores o mais rápido possível.”. Ainda segundo a SES-DF, o processo está em andamento, mas não informaram a data em que o pagamento será realizado.

Redução no atendimento

Com o atraso dos pagamentos a SES-DF pode ter reduzido a capacidade de atendimento à população. Isso porque as entidades sindicais acionaram os servidores e fizeram recomendações para que não se façam mais as Horas-Extras.

O presidente do Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico), doutor Guttemberg Fialho, explica que em assembleia realizada em maio, os servidores deliberaram sobre o assunto: Segundo Fialho: “Uma das propostas do governo era fazer os pagamentos em dia, mas ele (GDF) não está cumprindo com a palavra. Portanto, a nossa orientação definida na assembleia que realizamos em maio e que a partir de julho, caso os pagamentos não fossem realizados, que os médicos não fizessem horas-extras. Alguns ainda estão fazendo, mas com o atraso, podem parar de fazer.”, afirmou Fialho.

heO Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate-DF), por sua vez, sugeriu que os técnicos em enfermagem das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Prontos-socorros (PSs), Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), Unidades de Pronta Atendimento (UPAs) e das demais unidades de saúde ‘entregassem’ [ao banco de horas] as horas-extras, caso o GDF não efetue o pagamento dos valores devidos, até a próxima sexta-feira (21/Ago).

Segundo o vice-presidente do Sindate-DF, Jorge Vianna: “Os trabalhadores já não aguentam mais as justificativas de não ter dinheiro. Se propuseram a trabalhar ajudando o Estado, e que este autoriza todo mês as horas-extras, no entanto, na hora de pagar se justifica de todo jeito. Então porque eles mesmos não se programam para pagar?”, questiona Vianna.

Moradores do Guará II recebem campo sintético reformado por alunos do RenovaDF

Por Ana Paula Siqueira Os moradores do Guará II contam, agora,...

Não caia em fake news! – Saiba como funcionam armadilhas contra o Aedes aegypti

Por Yuri Freitas A Secretaria de Saúde (SES-DF) tem adotado...

Servidores da Saúde participam de capacitação sobre sífilis gestacional e congênita

Por Yuri Freitas Servidores da Secretaria de Saúde do Distrito...

Bancos de Leite Humano: período de férias e feriados diminui doações no Distrito Federal

Por Gabriel Silveira Os estoques de leite materno no Distrito...

UBS 1 de Santa Maria aprimora atendimento a pacientes com autismo

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Santa...

Destaques

Espaço Qualidade de Vida do GDF recebe exposição ‘Insetos em Macrofotografia’

O Espaço Qualidade de Vida, localizado no 16º andar...

Projeto Conhecer Direito será ofertado a toda a comunidade de forma gratuita e em formato EaD

O projeto Conhecer Direito, coordenado pela Escola de Assistência...

Moradores do Guará II recebem campo sintético reformado por alunos do RenovaDF

Por Ana Paula Siqueira Os moradores do Guará II contam, agora,...

Não caia em fake news! – Saiba como funcionam armadilhas contra o Aedes aegypti

Por Yuri Freitas A Secretaria de Saúde (SES-DF) tem adotado...