Porém pasta deixou de fornecer detalhes sobre procedimentos que permitam mais esclarecimentos aos servidores
Por Kleber Karpov
Nesta sexta-feira (17/Abr), o GDF deve anunciar os primeiros idosos a passarem por isolamento social, hospedados em hotéis do Distrito Federal, conforme anunciado nessa semana pelo GDF. Outro anúncio esperado, também para uso de hotelaria, é dos servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), que lidam diretamente com a pandemia do coronavírus (Covid-19).
No caso dos idosos, de famílias com vulnerabilidade domiciliar – sem quartos próprios – a iniciativa do GDF é para prevenir que não sejam infectados. Quanto aos servidores da Saúde, para que evitem infectar os familiares com o coronavírus.
O que diz a SES
Política Distrital (PD), questionou quais os profissionais de saúde, que lidam com pacientes infectados pela Covid-19, devem passar a serem hospedados em hotéis, quando e como devem proceder os servidores interessados na hospedagem.
Porém, por meio da assessoria de Comunicação a pasta se limitou a responder apenas “que está realizando o cadastro dos servidores que terão direito a desfrutar das diárias”.
Diante do posicionamento, incompleto, dado os questionamentos encaminhados, PD voltou a solicitar mais informações a SES-DF. Mas até o momento da publicação da matéria, a Pasta não deu novo retorno.
Projeto de Lei
Deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), protocolou o Projeto de Lei (PL) 1.119/2020, que prevê a gratuidade de hospedagem de profissionais de saúde, das redes pública e privada, que atuam na linha de frente no combate a pandemia do coronavírus.
Porém, o PL ainda deve ser apreciado por três comissões, e aprovado em dois turnos, pelo plenário da Câmara Legislativa do DF (CLDF), para então, se aprovado, seguir para sanção do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).