20.5 C
Brasília
15 abr 2025 12:01

Servidores do GDF devem trabalhar na eleição dos conselheiros tutelares

Cada órgão colocará à disposição 7% do quadro de efetivos em exercício. Também será possível se cadastrar voluntariamente

Servidores públicos do Governo do Distrito Federal serão convocados para trabalhar na eleição dos conselheiros tutelares, em votação marcada para 1º de outubro. Cada uma das secretarias de Estado, autarquias e fundações públicas devem disponibilizar para a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus) 7% do quadro de efetivos em exercício. O Decreto nº 44.643, que dispõe sobre a convocação, foi publicado no Diário Oficial do DF na última sexta-feira (16).

A solicitação a cada um dos órgãos do GDF será feita pela Sejus por meio de ofício – via Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O servidor também poderá se cadastrar voluntariamente, por meio do site. Todas as informações que orientarão esses procedimentos estarão constantes em documento a ser publicado no DODF nos próximos dias.

Conforme decreto, é proibida a participação de servidores que tenham relação de parentesco com os candidatos ao cargo de conselheiro tutelar e também os lotados e em exercício de atividades tidas como essenciais.

Os servidores poderão atuar como mesários, agentes de informação e apoio logístico nas regiões administrativas onde moram | Foto: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília

No dia da votação, os servidores poderão atuar como mesários, agentes de informação e apoio logístico nas regiões administrativas em que residem, preferencialmente. Os convocados precisam participar de treinamento em data e local a serem divulgados posteriormente pela Sejus-DF.

Os servidores serão compensados com dias de folga pelo trabalho realizado no dia da votação e nos eventos de treinamentos e de preparação ou montagem dos locais de votação. O não atendimento à convocação sujeita o servidor às penalidades previstas na Lei Complementar 840, de 23 de dezembro de 2011.

 

Últimos dias para se inscrever na 4ª edição do concurso Brasília em Foto

Servidores do Governo do Distrito Federal (GDF ) que...

Popcorn, ice cream and… SUS!

Por Luciene Rodrigues Enquanto o SAMU socorre um ex-presidente, uma...

Nova tabela do Imposto de Renda começa a valer em maio. Veja o que muda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou a...

Seu cérebro pode mudar: E isso é comprovado pela ciência

Neste vídeo, você vai descobrir como a neuroplasticidade –...

Ministro dos Emirados Árabes fala em ‘eliminar tarifas’ e ampliar negócios com Brasil

Durante a Brazil Emirates Conference, realizada pelo LIDE em Dubai,...

Jean Paul Prates: ‘Futuro energético do Brasil não será movido a petróleo’

Durante a Brazil Emirates Conference, promovida pelo LIDE em Dubai, nesta segunda-feira (14),...

Izabella Teixeira pede postura ‘ousada e estratégica’ do Brasil frente à crise climática

Na Brazil Emirates Conference, evento promovido pelo LIDE diretamente de Dubai, nesta...

Destaques

Últimos dias para se inscrever na 4ª edição do concurso Brasília em Foto

Servidores do Governo do Distrito Federal (GDF ) que...

Popcorn, ice cream and… SUS!

Por Luciene Rodrigues Enquanto o SAMU socorre um ex-presidente, uma...

Nova tabela do Imposto de Renda começa a valer em maio. Veja o que muda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou a...

Seu cérebro pode mudar: E isso é comprovado pela ciência

Neste vídeo, você vai descobrir como a neuroplasticidade –...

Celina Leão homologa licença ambiental do Condomínio Jardins do Lago dá mais um passo rumo à regularização

Por Ana Paula Siqueira  O Condomínio Jardins do Lago, no...