19.5 C
Brasília
16 abr 2025 05:11

Servidores iniciam mestrado voltado para avaliação em saúde

Parceria entre Governo do Distrito Federal e Fiocruz oferece capacitação para 29 profissionais; curso com 1.440 horas de duração está em sua segunda edição

A abertura do curso de mestrado profissional voltado à avaliação em saúde foi realizada, nesta segunda-feira (22), na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A capacitação oferecida pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) em parceria com a Fiocruz tem 29 servidores da pasta inscritos – a carga horária do curso é de 1.440 horas.

O secretário-adjunto de Governança da SES-DF, Ricardo Baitello, acredita que os futuros mestrandos devem fortalecer o corpo técnico da pasta. “É fundamental investir em capacitação e essa parceria com a Fiocruz é algo muito significante. Quero parabenizar a todos os aprovados, porque conciliar trabalho com estudo exige esforço e dedicação”, afirmou.

A coordenadora do mestrado profissional, Gisela Cardoso, explicou que essa é a segunda edição da capacitação. “Temos um grupo de aprovados muito bem qualificado e priorizamos os profissionais que poderiam conciliar a formação com suas atividades na SES. Essa parceria é muito rica, pois os profissionais podem refletir e discutir sobre suas práticas. Nosso princípio é despertar esse espírito investigativo, crítico e criativo neles”, destacou.

A coordenadora do mestrado, Gisela Cardoso, espera que o aprendizado contribua para a tomada de decisões e para a avaliação das intervenções de saúde

Segundo a coordenadora do curso, “espera-se que esse aprendizado permita identificar fragilidades e potencialidades da formulação, implementação e avaliação das intervenções de saúde, contribuindo para tomada de decisões na reorientação de suas estratégias”.

A enfermeira de família e comunidade da SES-DF, Luana Maria da Paz, foi uma das aprovadas e já começa a pensar nas aplicações do que vai aprender. “Quero aprimorar nosso processo de trabalho. Sinto que trabalhamos muito com monitoramento, mas não evoluímos para a avaliação. Por isso pretendo implementar ferramentas de avaliação na minha área”, explicou.

Parceria

A diretora executiva substituta da Escola Fiocruz de Governo de Brasília, Luciana Sepúlveda, destacou a importância da parceria da fundação com a Secretaria de Saúde na capacitação dos profissionais, de modo a levarem o melhor atendimento à população.

“Temos que fortalecer essa cultura de avaliação e monitoramento. A Fiocruz é a instituição que mais forma profissionais de saúde no país. Aqui em Brasília temos essa integração que nos faz mais fortes e mais aptos a trazer respostas para o Brasil inteiro”, ponderou.

A diretora ressaltou que o fato de o curso ser realizado no Distrito Federal será uma oportunidade de trazer experiências novas também para os professores do curso e da própria Fiocruz, já que a região possui, do ponto de vista do SUS, características tanto municipais quanto estaduais.

Morre Maurílio Silva, ex-deputado distrital e conselheiro aposentado do TCDF

Faleceu nesta segunda-feira (14/4) às 23h05, o pastor, ex-distrital...

STF divulga cartilha da OAB-SP sobre golpe do falso advogado

Por Danyelle Silva A Ordem dos Advogados do Brasil –...

Laboratórios de criminalística do DF garantem alto índice de resolução de crimes

Por Jak Spies A segunda parte das matérias em que a Agência...

COP30: Evento internacional fortalece protagonismo de Brasília na governança das águas

Por Ana Paula Siqueira Brasília vai sediar a 6ª Conferência Internacional...

Nota Legal: Prazo para indicar conta bancária acaba em 12 de maio

Os contribuintes contemplados com prêmios no segundo sorteio de...

Destaques

Morre Maurílio Silva, ex-deputado distrital e conselheiro aposentado do TCDF

Faleceu nesta segunda-feira (14/4) às 23h05, o pastor, ex-distrital...

Deputados de diferentes partidos criticam pena de cassação contra Glauber Braga

A greve de fome do deputado Glauber Braga (Psol-RJ)...

STF divulga cartilha da OAB-SP sobre golpe do falso advogado

Por Danyelle Silva A Ordem dos Advogados do Brasil –...

Governo Federal apresenta plano Crescer em Paz, com 45 ações de proteção às crianças e adolescentes

Um arcabouço de 45 medidas que visam a prevenção...

Laboratórios de criminalística do DF garantem alto índice de resolução de crimes

Por Jak Spies A segunda parte das matérias em que a Agência...