26.5 C
Brasília
03 abr 2025 20:39

Servidores reclamam de falta de ambulância e recursos humanos em UPAs

Sem motoristas e viaturas, transporte de pacientes, roupas e materiais para esterilização ficam comprometidos, aponta servidor

Por Kleber Karpov

No sábado (19/Out), Política Distrital (PD) recebeu denúncia sobre a falta de motorista na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Recanto das Emas, para transportar paciente para realizar exame de gasometria em hospital. De acordo com o denunciante, sob sigilo de identidade, os problemas são constantes o que compromete, além do transporte de pacientes, também de roupas e de materiais para esterilização.

O denunciante observou que após a  terceirização da gestão do Hospital de Base do DF (HBDF), as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foram substituídas por outras de empresa particular e que, após o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF) assumir as unidades de pronto atendimento, a falta de veículos e motoristas se tornou recorrente.

“Tem muitos plantões que só tem um motorista e uma ambulância na UPA para fazer trabalho. Se eles saem para um parecer no IHBDF não tem hora para voltar e a unidade inteira fica desassistida em caso se emergência que envolva necessidade de transporte.”, disse ao observar que o problema atinge “pacientes, transporte de roupas e de materiais para esterilização”, concluiu.

Autorização prévia

Segundo o denunciante, o parecer em questão, é o deslocamento de paciente para avaliação especializada, a exemplo de atendimentos de neurologia, neurocirurgias, bucomaxilo, urologia, endoscopia vascular, dentre outros. Porém, tal deslocamento precisa de autorização prévia do IGESDF.

“O paciente é encaminhado ao HBDF, mas antes é feito uma solicitação desse pedido, via e-mail pois estamos proibidos de encaminhar pacientes sem autorização prévia do IGESDF. Feito o pedido, aguardamos autorização que pode ser dada, ou não.”, explicou.

Superlotação

Na UPA Bandeirante, por sua vez, a queixa é de superlotação, decorrente da falta de profissionais de saúde. “Estamos sem recursos humanos e a gestão é péssima”, disse outra denunciante, ao pedir sigilo de identidade para evitar “sofrer perseguições e represálias. Está desumano tanto para servidores quanto para os usuários”.

A outra parte

Questionada sobre a falta de ambulâncias, por meio da assessoria de Comunicação, a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) sugeriu ao PD que entrasse em contato diretamente com o IGESDF. Esse por sua vez, não retornou aos questionamentos, até a publicação da matéria.

Moradores do Guará II recebem campo sintético reformado por alunos do RenovaDF

Por Ana Paula Siqueira Os moradores do Guará II contam, agora,...

Não caia em fake news! – Saiba como funcionam armadilhas contra o Aedes aegypti

Por Yuri Freitas A Secretaria de Saúde (SES-DF) tem adotado...

Servidores da Saúde participam de capacitação sobre sífilis gestacional e congênita

Por Yuri Freitas Servidores da Secretaria de Saúde do Distrito...

Bancos de Leite Humano: período de férias e feriados diminui doações no Distrito Federal

Por Gabriel Silveira Os estoques de leite materno no Distrito...

UBS 1 de Santa Maria aprimora atendimento a pacientes com autismo

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Santa...

Destaques

Espaço Qualidade de Vida do GDF recebe exposição ‘Insetos em Macrofotografia’

O Espaço Qualidade de Vida, localizado no 16º andar...

Projeto Conhecer Direito será ofertado a toda a comunidade de forma gratuita e em formato EaD

O projeto Conhecer Direito, coordenado pela Escola de Assistência...

Moradores do Guará II recebem campo sintético reformado por alunos do RenovaDF

Por Ana Paula Siqueira Os moradores do Guará II contam, agora,...

Não caia em fake news! – Saiba como funcionam armadilhas contra o Aedes aegypti

Por Yuri Freitas A Secretaria de Saúde (SES-DF) tem adotado...