Por Larissa Lustoza
Mais de mil pacientes que estavam na fila de espera da Secretaria de Saúde (SES-DF) para atendimentos de oftalmologia, dermatologia e ortopedia foram atendidos durante ação social promovida no Rally dos Sertões, dos dias 19 a 21 de agosto, na Arena BRB Mané Garrincha.
Essa ação é uma parceria entre a SES-DF e a Saúde, Alegria e Sustentabilidade Brasil (SAS Brasil) – organização itinerante que promove os atendimentos de saúde em seus eventos. Durante os três dias da ação, foram atendidos 1.093 pacientes que realizaram consultas e exames nas especialidades de oftalmologia, dermatologia e ortopedia. Ao final, foram totalizados 4.039 procedimentos nesse grupo de pacientes. Desse total 844 eram crianças e adolescentes, que realizaram consultas oftalmológicas, sendo que mais de 230 delas vão receber óculos, como parte da ação social.
A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florência, celebras esse bom resultado: “O Rally faz parte da história de várias gerações e o Distrito Federal, entrando na rota, demonstra a integração da região Centro-Oeste, faz a nossa economia crescer porque divulga a cidade e integra as pessoas. O melhor de tudo é essa oferta de política pública de cuidado para com as crianças e adultos. Parceira do Rally dos Sertões, a SAS Brasil, vem com esse olhar de cuidado extremamente importante para a nossa população, como as consultas ortopédicas, oftalmológicas e dermatológicas. Só temos a agradecer e pedir que o DF permaneça nessa rota, estamos ansiosos pelo próximo evento.”
Mais de 60 voluntários, se apresentaram para realizar os atendimentos no Rally dos Sertões, entre profissionais de saúde, cadastrados pela SAS Brasil. O objetivo da ONG é minimizar e desafogar a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) pelas cidades por onde passam. Esta foi a primeira vez que a ação social aconteceu em Brasília. Seguindo o percurso do Sertões, a rota da organização social passará, na sequência, em Santa Maria da Vitória (BA), Cavalcante (GO) e Posse (GO).
Para a subsecretária de Atenção Integral à Saúde, Bianca Lima, o evento representou um grande avanço, pois levou atendimento de qualidade e reduziu as filas de espera no serviço público. “Foi de extrema importância para o usuário da rede, por meio da ampliação do atendimento médico especializado e gratuito, além de utilizar unidades móveis equipadas para oferecer serviços de saúde. Pacientes que estavam à espera por atendimento tiveram essa oportunidade”, declarou.
Nas consultas oftalmológicas, as crianças e adolescentes passaram por exames de olhos e visão, distúrbios visuais e de refração e acomodação. Na dermatologia, foram atendidos pacientes que estavam na fila de espera para procedimentos simples e para consultas de carcinomas – tumores – de pele.
Para a especialidade de ortopedia, foram encaminhados pacientes que aguardavam consultas clínicas para casos de artrose primária de joelho, artrose primária de quadril, síndrome do impacto do ombro, lesão do músculo e tendão do manguito rotador do ombro e bursite do olécrano – parte superior do cotovelo.
Os atendimentos foram realizados em duas unidades móveis montadas (carretas), com tendas e cadeiras no lado externo onde os pacientes aguardavam o momento da consulta.