28.5 C
Brasília
21 nov 2024 16:49


Setembro Verde: Hospital de Base recebe evento sobre doação de órgãos

Encontro trouxe temas relevantes para as Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante no Distrito Federal

Por Bruno Laganá

Com o objetivo de promover o Setembro Verde, que é o mês da conscientização pela doação de órgãos e tecidos, o Núcleo de Organização de Procura de Órgãos (NOPO) realizou na terça-feira (17), no auditório do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), o Encontro das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTS) no DF.

O evento busca reunir as equipes que fazem parte das Comissões de todos os hospitais, públicos e privados do DF para a troca de informações e experiências e atualização sobre os temas que envolvem a área. De acordo com a chefe do NOPO e presidente do CIHDOTTS do Hospital de Base, Adriana Cavalcante, alguns dos temas escolhidos para a edição deste ano foram: a entrevista familiar na captação de órgãos, os aspectos psicológicos da morte e vivência do luto e, análise e preenchimento dos termos de protocolo de morte encefálica.

“Temos observado a importância de atualizar as equipes com relação ao preenchimento do termo de protocolo de morte encefálica e também, na avaliação clínica do potencial doador de córneas”, conta Adriana. De acordo com ela, no Brasil, o Distrito Federal é o principal notificador em morte encefálica e o Hospital de Base é o primeiro colocado de todos os hospitais do DF.

“Hoje, no DF, temos muitas notificações de morte encefálicas para poder entrevistar a família para a doação de órgãos. Porém, a efetivação da doação é baixa. Precisamos melhorar o entendimento das famílias sobre a importância da doação”, explica.

O evento teve a abertura da Diretora da Central Estadual de Transplantes do Distrito Federal, Gabriela Ribeiro Christmann, que debateu com as equipes sobre a importância de se atualizarem dentro dos temas e sobre melhorar o número de doações efetivas. “A doação de órgãos em 2024 está abaixo dos números alcançados no ano passado. É preciso reverter essa situação com a conscientização das famílias”, declarou Gabriela.

Outros temas abordados durante o encontro foram a busca ativa pelas Comissões, critérios de contraindicação absoluta da doação de órgãos, e uma participação da CIHDOTTS do Hospital Regional de Santa Maria, que falou sobre estratégias aplicadas nas rotinas que impactam em um maior número de notificações no coração parado.

Adriana lembra ainda que a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital de Base, com a apoio da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DIEP) do IgesDF, tem realizado um curso mensal de capacitação de médicos do Distrito Federal para determinação da morte encefálica. “Já conseguimos capacitar 32 médicos e para o mês de setembro já temos uma turma fechada com mais 16 profissionais”, conta.

Mais comemorações do Setembro Verde

Seguindo com as comemorações do Setembro Verde, na quinta-feira (19) está sendo organizado, no jardim do Hospital de Base, um culto ecumênico em homenagem às famílias de doadores. “Haverá um momento de fala dos pacientes transplantados agradecendo as famílias doadoras do Distrito Federal”, conta Adriana.

No domingo (22), a partir das 8h, no estacionamento 13 do Parque da Cidade, será realizada uma caminhada pela conscientização da doação de órgãos. “Teremos aferição de pressão arterial, verificação da glicemia, massoterapia e distribuição de brindes. Também será realizada uma roda de conversa com as famílias doadoras, pacientes transplantados e membros da central de transplantes que falarão sobre morte encefálica e a importância da doação”, lembra Adriana.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever