26.5 C
Brasília
12 abr 2025 16:10

Simulado de Desastre testa preparação do Hospital de Base do DF

Evento marca encerramento do curso de Atendimento a Múltiplas Vítimas e Desastres do HBDF e reforça conscientização no Maio Amarelo

Por Pollyana Cabral
Nesta terça-feira (28), das 9h às 11h, o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) realizou um exercício simulado de desastre no pronto-socorro, encerrando as ações do Maio Amarelo, mês dedicado à prevenção e redução de mortes por acidentes de trânsito.
“O simulado é fundamental para garantir que todos os profissionais estejam preparados para atuar de forma rápida e eficiente em situações reais de emergência. Isso não só salva vidas, mas também, otimiza a gestão de recursos do hospital,” afirmou o superintendente do HBDF, Guilherme Porfírio.
A partir de uma iniciativa da Gerência de Emergência e o Serviço de Cirurgia do Trauma, o cenário escolhido foi uma colisão entre um ônibus e um carro no final do Eixão, envolvendo 20 vítimas: 10 com ferimentos leves (classificação verde), 7 com ferimentos moderados (classificação amarela) e 3 em estado grave (classificação vermelha). O simulado contou com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e vários alunos e voluntários de cursos de medicina e enfermagem da capital.
‘Vítimas’ foram maquiadas para dar realismo à simulação – Foto: Alessandro Praciano / IGESDF
Para trazer mais realismo à simulação, as “vítimas” foram maquiadas pela enfermeira e maquiadora realística, Fabiana Sena. Os preparativos incluíram reuniões, notificações aos participantes, preparação do ambiente com materiais de simulação, definição de sistemas de comunicação e áreas de comando, alinhamento com serviços pré-hospitalares e identificação dos participantes e viaturas. Tudo foi pensado para garantir a máxima eficácia e realismo do exercício, sem prejuízos aos atendimentos ordinários do hospital.

O coordenador do Centro de Trauma recebeu informações sobre o incidente e ativou o Alerta Amarelo, convocando residentes e equipes de cirurgia do Trauma e outras especialidades clinicas e cirúrgicas. Equipes de enfermagem foram remanejadas para o Centro de Trauma, e a montagem do Sistema de Comando de Incidentes Hospitalar (SCIH) foi iniciada, com a designação de funções específicas.

As áreas de trabalho foram preparadas para receber as vítimas, com leitos e espaços de atendimento distribuídos entre a Área Vermelha, Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e o Posto 03. Setores do hospital, como centro cirúrgico, banco de sangue, hotelaria, farmácia, segurança e comunicação, foram notificados e preparados para a mobilização.

“Esses exercícios são essenciais para avaliar e aprimorar os planos de resposta a situações de múltiplas vítimas e desastres, a fim de reduzir os danos e as perdas de vidas em situações reais”, afirmou o cirurgião de trauma, Rodrigo Caselli.

Centro de Trauma do HBDF – Foto: Alessandro Praciano / IGESDF

Ele acrescentou: “A superlotação em serviços de emergência é praticamente uma realidade mundial e nesses cenários, qualquer aumento súbito da demanda, como um acidente de ônibus, pode se tornar uma situação de desastre. A realização periódica de exercícios simulados como este deve fazer parte da rotina dos serviços de emergência, pois nos permite avaliar a resposta coordenada de nossas equipes e melhorar continuamente a nossa preparação para eventos dessa natureza.”

A avaliação pós-exercício, que inclui a compilação e análise dos feedbacks coletados, ajudará na revisão das ações e atualização contínua do Plano de Atendimento a Desastres. Este exercício reforça o compromisso do HBDF com a excelência no atendimento e a segurança da população, em sintonia com os objetivos do Maio Amarelo.

Metade dos brasileiros quer comprar ovos de Páscoa, diz pesquisa

A maior parte dos brasileiros - 52% - tem...

Alexandre de Moraes dá cinco dias para Bolsonaro e réus apresentarem defesa prévia

Por André Richter  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes concede prisão domiciliar ao deputado Chiquinho Brazão

Por André Richter  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Célia Xakriabá denuncia ao STF violência policial durante marcha

Por Luciano Nascimento A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) protocolou...

Vacinas mais modernas podem prevenir nova pandemia

Por Tâmara Freire  A possibilidade de a gripe aviária se...

Lideranças indígenas criticam ação policial em frente ao Congresso

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) publicou...

Equipe brasiliense de futebol americano abre seletiva para novos atletas

Por Fernando Jordão Um dos esportes mais populares dos Estados Unidos,...

Destaques

Metade dos brasileiros quer comprar ovos de Páscoa, diz pesquisa

A maior parte dos brasileiros - 52% - tem...

IGESDF amplia oferta de leitos de UTI e UCI Pediátrica em suas unidades para absorver demandas da SES

Por Bruno Laganá Atendendo a uma solicitação da Secretaria de...

Alexandre de Moraes dá cinco dias para Bolsonaro e réus apresentarem defesa prévia

Por André Richter  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Moraes concede prisão domiciliar ao deputado Chiquinho Brazão

Por André Richter  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Célia Xakriabá denuncia ao STF violência policial durante marcha

Por Luciano Nascimento A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) protocolou...