Por Kleber Karpov
A direção do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (SINDATE-DF), se reuniu, na tarde desta sexta-feira (08/Out), se reuniu com o secretário de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Manoel Pafiadache, para apresentar demandas dos Técnicos em Enfermagens da SES-DF.
Mais técnicos no ESF
Dentre as pautas, está a alteração da Portaria nº 77, de 14 de fevereiro de 2017, que estabelece a política de Atenção Primária à Saúde (APS) do Distrito Federal, para garantir a inclusão de um terceiro técnico em enfermagem, na composição da Equipe Saúde da Família (ESF). Pafiadache se comprometeu a realizar estudo junto a Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP), para ver viabilidade de se realizar tal dimensionamento.
Vale ressaltar que sobre tal demanda, o Sindate-DF, também chegou a provocar a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde (MS).
Remanejamento de UBS
Outra pauta abordada foi a mudança de locação da Unidade Básica de Saude (UBS) 01, de Vicente Pires. A direção do SINDATE-DF apontou o receio de haver retaliações à técnica em enfermagem agredida naquela unidade, uma vez que tais agressões partiram do proprietário do imóvel. Demanda essa que segundo Pafiadache, a SES-DF analisa novos locais que possam receber a UBS.
Recesso de final de ano
O SINDATE-DF solicitou ao secretário, que servidores eventualmente impedidos de usufruir o recesso de final de ano, possam gozar de tal descanso, posteriormente, até o fim do mês de março e, sem a compensação de horas. Demanda considerada viável por Pafiadache, o SES-DF se comprometeu em analisar o pleito.
Falta de materiais de limpeza
O SINDATE-DF pedi providências por parte da SES-DF, em relação à falta de materiais de limpeza em hospitais e Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) do DF. Na ocasião, Pafiadache informou que houve quitação das dívidas com fornecedores e a reposição devem ocorrer em breve, em todas as unidades de saúde.
Pafiadache esclareceu ainda que a SES-DF realizou a compra de alguns itens assistenciais também a serem entregues brevemente às unidades de saúde;
Vacinação
O SINDATE-DF solicitou ao secretário de saúde, a utilização de alunos das Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) e Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), para auxiliar na aplicação de vacinação contra o coronavírus. Ideia essa, bem recebida por Pafiadache. O SES-DF se comprometeu em avaliar tal possibilidade.
Vacinação II
Dado parecer do Sindate-DF sobre a sobrecarga dos servidores em relação a aplicação de vacina contra a covid-19, Pafiadache convidou o sindicato a visitar uma UBS com alta demanda de vacinações, de modo que o secretário possa acompanhar de perto o problema para buscar soluções.
40 horas e Concurso público
O SINDATE-DF explicou ao secretário, a importância da concessão da carga horária de 40 horas semanais aos técnicos em enfermagem, defendida pelo deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), alternativa ao déficit de pessoal, dado que o último concurso público da SES-DF foi realizado em 2014.