Na tarde da última quinta-feira (03/11), as diretoras do Sindate Elza Aparecida, Isa Leal e Josy Jacob foram até a sede da Secretaria de Saúde (SES) para discutir possíveis alterações no Índice de Segurança Técnica (IST) previsto no manual de dimensionamento.
A principal solicitação feita pelo sindicato é o aumento na porcentagem que consta no IST , a fim de garantir o dimensionamento correto nas unidades. Vale lembrar que o IST consiste em um acréscimo percentual no quantitativo de pessoal de enfermagem, para a cobertura dos afastamentos legais.
Em meados da Pandemia proveniente do COVID-19 , a SES realizou alterações nos níveis e estuda a possibilidade de outro aumento devido as concessões da licença servidor ( antes as licenças não tiradas podiam ser convertidas em pecúnia, o que não poderá mais ocorrer, aumentando assim a probabilidade de falta no quadro de dimensionamento.)
Na mesma ocasião, a direção do Sindate reforçou a importância da realização do Concurso Público na SES para que os parâmetros sejam devidamente seguidos e os profissionais não vivam mais a sobrecarga de trabalho que está cada dia mais eminente.
A diretora Josy Jacob destaca que essa medida vai trazer melhora nas condições de trabalho: ” Os profissionais estão cada dia mais sobrecarregados e nós do Sindate não vamos medir esforços para pacificar essa situação e garantir condições dignas de trabalho para os servidores.”
O Sindate está buscando diversas medidas para evitar um colapso na saúde pública por falta de recursos humanos e publicou uma nota de alerta, leia na íntegra clicando aqui.
Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter