A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF), Dayse Amarílio e o diretor executivo, Márcio da Mata, estiveram presentes na última segunda-feira (07) no lançamento do Plano Emergencial da Saúde. Durante a apresentação do plano, o governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou decreto que declara estado de emergência na saúde do DF.
Com essa medida, o governo pode adquirir insumos e medicamentos sem licitação, contratar servidores, convocar concursados e estender cargas horárias de trabalho. O governador declarou também, que o modelo de gestão implantado no Instituto Hospital de Base (IHBDF) poderia ser replicado em outras unidades de saúde.
A presidente do SindEnfermeiro, Dayse Amarílio, afirmou que o sindicato acompanhará de perto todas as ações do governo, tendo em vista que todos os processos de contratação, aquisição e convocação, devem estar de acordo com a legislação vigente.
Ainda nessa semana, os diretores do SindEnfermeiro se reunirão com o gabinete da Secretaria de Saúde para tratar de diversos assuntos. Entre eles a isonomia salarial dos enfermeiros, o déficit no RH, a reabertura da mesa de negociação do SUS, reformulação da APS e entre outros compromissos firmados pelo governador Ibaneis Rocha durante a campanha.
Fonte: SindEnfermeiro-DF