29.5 C
Brasília
01 abr 2025 18:48

SindMédico: lança, na quinta (8), no CineMédico, Documentário que mostra a realidade do SUS-DF

“E se eu precisar da Saúde? Eu me sinto totalmente desamparada”. 

A frase, extraída do documentário “Profissão Médico no DF – Entre o Caos e a Esperança”, que será lançado na próxima quinta-feira (08/03), às 20h30, no shopping Pier 21, é um resumo das várias histórias que o curta-metragem leva aos espectadores: uma síntese, de aproximadamente 20 minutos, da atual situação da Saúde Pública do Distrito Federal.

Produzido pelo movimento Saúde Agora, idealizado pelo médico Dr. Gutemberg com o objetivo de resgatar a saúde pública do DF, o documentário é narrado pelos próprios personagens que enfrentam o dia a dia caótico dentro dos hospitais e unidades de saúde, ou seja, pacientes e médicos. Por isso, o curta convida os espectadores a uma reflexão sobre o papel do poder público no que diz respeito ao resgate do SUS.

“Não tenho dúvidas que se você tiver um governante preocupado e comprometido com a assistência à saúde, que tenha capacidade de trabalho, planejamento estratégico avaliação de desempenho, cumprimento de metas e, acima de tudo, compromisso com os servidores, com a sociedade e com o cidadão, as coisas vão melhorar ”, ressalta, no documentário, Dr. Gutemberg.

Apoiadores

O documentário “Profissão Médico no DF – Entre o Caos e a Esperança” só foi possível graças ao suporte do movimento Saúde Agora, que propõe soluções para o caos da saúde pública do Distrito Federal. O idealizador do projeto, Dr. Gutemberg, é médico há 30 anos e vem sendo, nos últimos anos, protagonista nas batalhas pelo resgate do SUS-DF. O movimento Saúde Agora foi criado a partir da união e apoio de diversas entidades médicas, do direito, empresariais, veículos de imprensa e da sociedade civil, entre elas o SindMédico-DF, a Fenam, a CNM, a ANMB, a Record DF TV, o Jornal Brasília Capital e o Jornal Ceilândia em Foco.

Ibaneis realiza encontro com jornalistas e blogueiros do DF nesta terça (1º)

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Celina Leão lidera pesquisa para corrida ao Buriti para 2026

Por Kleber Karpov Em ano pré-eleitoral, a vice-governadora do Distrito...

Dia do autismo: desafios da inclusão escolar e da alfabetização

Por Luciana Brites O dia 2 de abril é internacionalmente...

Juiz suspende norma que autoriza farmacêuticos a prescreverem remédios

Por André Richter A Justiça Federal em Brasília decidiu nesta...

Destaques

Projeto apoiado pelo GDF cria escola de formação de bailarinos e primeiro corpo de baile do DF

Por Catarina Loiola Arte que exige leveza, precisão e, acima de...

Ibaneis realiza encontro com jornalistas e blogueiros do DF nesta terça (1º)

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Líder de partido de extrema direita na França, Marine Le Pen fica inelegível por cinco anos

Por Kleber Karpov Líder da ultradireita, a francesa Marion Anne...

Celina Leão lidera pesquisa para corrida ao Buriti para 2026

Por Kleber Karpov Em ano pré-eleitoral, a vice-governadora do Distrito...