20.5 C
Brasília
30 out 2024 00:26


Solenidade na CLDF prestigia agentes de saúde do DF

A homenagem foi uma iniciativa da deputada Dayse Amarilio

Por Amanda Gonçalves

A Câmara Legislativa do Distrito Federal homenageou, na manhã desta terça-feira (29), os Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAS) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A solenidade, proposta pela deputada Dayse Amarilio (PSB), contou com a presença de representantes da Secretaria de Saúde (SES-DF), que se reuniram para celebrar a importância da categoria na saúde pública.

Em discurso inicial, Dayse Amarilio destacou o papel fundamental dos profissionais na redução de demanda por serviços médicos e para a otimização dos recursos do sistema público de saúde. “A comunidade precisa entender que a função do AVAS e do ACS vai muito além da dengue, são muitas frentes de trabalho extremamente importantes”, enfatizou.

A presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Ilda Correia, ressaltou o mérito da categoria na atenção primária à saúde, especialmente nas comunidades mais vulneráveis. Correia salientou, ainda, a necessidade de valorização dos profissionais comunitários, que atuam em condições precárias e com baixa remuneração.

“O agente comunitário, muitas vezes, faz o papel de psicólogo, assistente social, pastor, policial até Conselho Tutelar”, destacou Ilda Correia. “Não existe atenção primária sem a presença do agente comunitário, porque nós, muitas vezes, somos a única presença do poder público dentro de uma casa. Estamos no DF e em todos os cantinhos desse Brasil tão diverso”.

Atenção primária

A presidente do Conacs frisou, também, as conquistas constitucionais dos ACS e AVAS, como piso salarial e inclusão dos agentes como profissionais de saúde. “Nós evoluímos porque nos fizemos importante dentro da política pública de saúde. Nós somos a única categoria neste país que tem três emendas da Constituição Brasileira”, exaltou Ilda Correia.

A coordenadora de Ação Primária à Saúde da SES-DF, Sandra França, ressaltou a importância da relação de confiança e proximidade que os ACS e AVAS constroem com as famílias. Segundo ela, é através desse vínculo que se identificam as necessidades da comunidade e se desenvolvem ações personalizadas. “A atenção primária só existe a partir do vínculo fundamental que o agente comunitário de saúde e o agente de vigilância ambiental realiza. Cuidamos da pessoa do nascer a alta celestial. Por termos esse compromisso que nos destacamos”, enfatizou.

Sandra França também criticou a ideia de que benefícios sociais, como Bolsa Família, são concedidos como recompensa ou favor, mas como auxílio de transformação social. A coordenadora reforçou, ainda, a necessidade de uma abordagem mais humanizada dos agentes que visitam beneficiários do programa.

“Não estamos aqui para ser gestor da vida de ninguém, ver quem merece ou não receber Bolsa Família. Pensando nisso, sempre falo para os meus colegas de trabalho ‘vamos assistir o beneficiado, adentrar a casa e reverberar toda a excelência da atenção primária à saúde no Distrito Federal’”, salientou.

Ao fim do evento, os presentes receberam moções de louvor como reconhecimento aos serviços prestados à população do DF. O deputado Jorge Vianna (PSD), Fabiano dos Anjos, da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS), e Yuri Marques, do Sindicato dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAS) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Distrito Federal participaram da solenidade.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever