Por Ian Ferraz
Doe brinquedos, crie memórias. Com esse lema, a campanha Vem Brincar Comigo, do Governo do Distrito Federal (GDF), promoveu nesta quinta-feira (3) mais uma edição do Dia D, onde foram arrecadados milhares de brinquedos no Palácio do Buriti para serem doados a crianças em situação de vulnerabilidade.
Tradicionalmente, o Dia D, que ocorre em formato Drive Thru, é responsável pela maior arrecadação de toda a campanha, sendo uma data marcada para levar alegria e proporcionar memórias afetivas às crianças atendidas por instituições socioassistenciais. Para este ano, a expectativa é superar os números de 2023, quando foram doados 16 mil brinquedos.
Durante toda a manhã, centenas de pessoas compareceram ao Palácio do Buriti para entregar os brinquedos e colaborar com a campanha do GDF. Ao falar dela, o governador Ibaneis Rocha reforçou a importância deste trabalho de cunho social.
“Estamos levando alegria para muitas crianças. Serão mais de duas mil atendidas nessa grande mobilização. Parabenizo a primeira-dama por esse belo trabalho, e agradecemos a toda a população por entender a importância de campanhas como essa, que certamente chegam aos lares das pessoas mais carentes da nossa cidade”, disse o governador Ibaneis Rocha durante o evento. “Nós temos aqui bairros que são muito pobres, como a Estrutural, Santa Luzia, Sol Nascente/Pôr do Sol e várias outras regiões. Então, precisamos desse olhar voltado para a questão social, que é muito importante para todos nós”, concluiu o chefe do Executivo.
Parte do calendário oficial do Distrito Federal, a campanha Vem Brincar Comigo está em sua quinta edição. Idealizada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, e coordenada pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais, a iniciativa tem obtido cada vez mais apoio da sociedade civil e de todo o corpo de governo.
“Quem vive hoje uma fase infantil saudável — e saudável que eu digo é de interação social — certamente repercute na vida adulta. É um adulto mais feliz, é um adulto com mais perspectiva de lutar por uma vida melhor”
Mayara Noronha Rocha
primeira-dama
“O desafio é sempre melhorar o ritmo da campanha. Este ano, nós tivemos grandes parcerias e ações voltadas para crianças e idosos, justamente para lembrar que brincadeira de criança é coisa séria. E é na fase infantil que a gente se prepara para a vida adulta. Então, quem vive hoje uma fase infantil saudável — e saudável que eu digo é de interação social — certamente repercute na vida adulta. É um adulto mais feliz, é um adulto com mais perspectiva de lutar por uma vida melhor”, afirma a primeira-dama Mayara Noronha Rocha.
As doações podem ser feitas até 10 de outubro, em pontos de coleta distribuídos em diversos órgãos do GDF e nos batalhões do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), facilitando a participação da população. Nas quatro edições anteriores, foram arrecadados e distribuídos 95 mil itens.
Podem ser doados itens novos ou usados em bom estado. Os usados devem ser higienizados com álcool 70% e colocados em sacos transparentes. Já os novos podem ser mantidos em suas caixas originais.
Uma das gestoras do governo a comparecer ao Drive Thru foi a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. Ela levou brinquedos confeccionados por reeducandos e elogiou a campanha.
“Vai além de um simples gesto de generosidade, é uma verdadeira transformação na vida de crianças que possivelmente enfrentam desafios diários. Os brinquedos entregues pela Sejus foram cuidadosamente confeccionados na oficina de marcenaria pelos reeducandos, que buscam uma nova vida através do trabalho. Esta oficina não apenas capacita os apenados profissionalmente, mas também oferece a chance de adquirir conhecimentos que os qualificam para o mercado de trabalho, contribuindo para a sua reintegração social”, disse Marcela Passamani.
As crianças beneficiadas fazem parte de instituições do DF ou de famílias em situação de vulnerabilidade cadastradas na campanha. Além da arrecadação, a campanha Vem Brincar Comigo oferece momentos de lazer e diversão em grandes pontos turísticos e eventos da cidade. As primeiras ações deste ano ocorreram no Festival Na Praia, com a participação de mais de 1,6 mil crianças de instituições sociais do DF.