22.5 C
Brasília
16 abr 2025 23:50

Somente em 2015, policiais civis do DF levaram 27 mil pessoas à justiça

Para o Sinpol-DF, os dados demonstram o alto grau de dedicação desses servidores, que atuam, hoje, em intensa sobrecarga – pois a PCDF conta com apenas metade do seu efetivo ideal
 
Apesar das baixas condições de trabalho com que são obrigados a lidar, os números atestam a competência dos policiais civis do Distrito Federal. Entre os meses de janeiro e dezembro de 2015, esses profissionais foram responsáveis pela prisão de quase 17 mil adultos e apreensão de mais de dez mil adolescentes infratores.

Ao longo do período, foram 14.307 prisões em flagrante, 2.596 prisões por mandado e 10.026 Procedimentos para Apuração de Ato Infracional (PAAI). É uma média de 46 presos e 27 menores apreendidos por dia.

Para o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), que trouxe esses números à tona, os dados demonstram o alto grau de dedicação desses servidores, que atuam, hoje, em intensa sobrecarga – pois a Polícia Civil do DF conta com apenas metade do seu efetivo ideal.

Há anos sem solução, esse problema tem desencadeado outros tantos, como a falta de segurança para os profissionais e especialmente a população brasiliense, a demora no atendimento e nas investigações, bem como a cultura de desvio de função. É comum, por exemplo, que os servidores acumulem funções de outros cargos.

Desde o início do último mês de julho, no entanto, quando a categoria deu início à operação “PCDF Legal”, essa situação mudou. Desde então, os policiais estão trabalhando apenas dentro das suas atribuições legais, como forma de denunciar as condições precárias de trabalho e de efetivo, além de avanço nas pautas de reivindicação que vêm sendo negociadas, sem sucesso, há mais de um ano e meio.

Eficiência 
Ainda em 2015, foi relatado um total de 25.332 de inquéritos. É uma média diária de 100 inquéritos, uma vez que são realizados somente nos dias úteis.

Além disso, 34.474 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) foram registrados e encaminhados à Justiça.

Ao todo, foram realizadas também 3.046 operações e a apreensão de 4.875 armas e de quatro toneladas de drogas. É justamente no desencadeamento das diversas operações que ocorrem o desmantelamento de quadrilhas do crime organizado, do tráfico de drogas, dos cumprimentos dos mandados de prisão e as apreensões de drogas, armas e menores infratores.

A atuação da polícia técnica também foi imprescindível para que elevados índices de resolutividade na PCDF. Apenas o Instituto de Criminalísticas (IC) produziu 34.457 laudos. No Instituto Pesquisa de DNA Forense (IPDNA) foram 339 e no Instituto Médico Legal (IML), 52.268.

Já no Instituto de Identificação (II) foram 9.240 laudos produzidos, além das 215.648 carteiras de identidade confeccionadas.

Polícia confiável 
“Tudo isso deixa evidente a nossa competência e importância para a Justiça Criminal”, pontua o presidente do Sinpol-DF, Rodrigo Franco “Gaúcho”, lembrando que “a própria população brasiliense faz esse reconhecimento”.

Gaúcho se refere à Pesquisa Nacional de Vitimização (PNV), lançada no fim de 2013 pelo Ministério da Justiça, que colocou a Polícia Civil do DF como a que tem o maior grau de confiança da população.

O levantamento aponta que cerca de 80% da população confia na Polícia Civil.  Além disso, no Distrito Federal, 24,2% dizem confiar muito na instituição – maior taxa do país. Esse índice traduz que a instituição é considerada digna de muita confiança por uma em cada quatro pessoas.

“Os policiais civis do DF realizam um trabalho complexo e multidisciplinar, que exige muita dedicação e, sobretudo, um alto grau de formação”, ressalta o presidente do Sinpol-DF. “São profissionais que se desdobram para dar respostas à população e que, quando valorizados, elevam ainda mais o patamar da instituição”, conclui Gaúcho.

Fonte: Ascom Sinpol-DF

Destaques

Hospital de Base recebe comitiva da Secretaria de Saúde para visita técnica sobre Projeto Lean

A equipe de gestores do Instituto de Gestão Estratégica...

Deputado Antônio Carlos Rodrigues cobra bom senso de novatos do PL por assinarem requerimento de urgência do projeto de anistia

Por Kleber Karpov O deputado Antônio Carlos Rodrigues (PL/SP) utilizou...

Mais de 170 mil famílias do DF recebem o Bolsa Família

Mais de 170,3 mil famílias do Distrito Federal serão...

Bicampeã sul-americana de atletismo vai participar da Maratona Brasília

A Maratona Brasília, uma das mais tradicionais corridas de...