Por Bruna Aidar
O secretário executivo do Ministério de Saúde, João Gabbardo, afirmou, nesta segunda-feira (09/03), que a pasta “não vai permitir” que hospitais particulares transfiram pacientes com Covid-19, doença causada pelo coronavírus, para unidades da rede pública. “Não aceitamos e não vamos concordar. O hospital privado que está preparado para atender pacientes em estado grave vai ter que atender”, declarou Gabbardo.
No Distrito Federal (DF), a única paciente confirmada até agora foi atendida primeiramente no Hospital Daher, no Lago Sul, e, depois, transferida para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), unidade de referência para a doença.
“Não sei se havia alguma peculiaridade no caso do Distrito Federal que justificou essa transferência, mas não vamos permitir que isso aconteça”, sustentou o secretário, durante coletiva de imprensa no Ministério da Saúde.
Se o primeiro atendimento for feito em um hospital privado, o paciente obrigatoriamente deverá continuar o tratamento na unidade, a menos que haja algum problema de ordem financeira, como por exemplo, casos em que o plano de saúde não cobriria os custos, explicou.
Fonte: Metrópoles