26.5 C
Brasília
03 abr 2025 19:14

Taxa de letalidade da Covid-19 no DF é uma das menores do país, aponta Codeplan

O Boletim Codeplan Covid-19 mostra que o DF ocupava a 26ª posição na taxa de letalidade

A 16ª edição do Boletim Codeplan Covid-19 mostra que o Distrito Federal ocupava a penúltima posição (26ª) na taxa de letalidade da Covid-19 no Brasil até o dia 02 de agosto, com índice superior apenas ao estado de Santa Catarina (1,34%). Segundo dados do Ministério da Saúde, 1,38% dos casos confirmados de coronavírus na capital federal vieram a óbito. A taxa de letalidade permite observar a noção de gravidade da doença numa determinada região, considerando o número de óbitos por Covid-19 em relação ao total de casos do novo coronavírus.

Em relação à mortalidade, o Distrito Federal estava na 14ª colocação no ranking nacional, com 50,51 óbitos a cada 100 mil habitantes em 02 de agosto. Considerando o número absoluto de óbitos, o DF figurava no 18º lugar entre as unidades federativas, com 1.523 mortes contabilizadas até o último domingo (2).

No ranking nacional de casos de Covid-19, o Distrito Federal ocupava a 8ª posição entre as unidades federativas até o último dia 02, com 110.040 contaminados. Considerando a proporção da doença, a capital federal salta para o 3º lugar, com 3.649,03 casos por 100 mil habitantes. A taxa de crescimento diária dos casos foi de 1,5% entre os dias 26 de julho e 1º de agosto, maior que a registrada na semana anterior (19 a 25 de julho), de 1,3%. O DF era a terceira unidade da Federação em número de novos casos diários em 02 de agosto.

Recorte por regiões

Ceilândia e Plano Piloto continuam sendo as regiões administrativas com os maiores números de contaminados. Até o último domingo (2), Ceilândia – a maior RA do DF – concentrava 11,90% dos casos confirmados no Distrito Federal, enquanto o Plano Piloto respondia por 7,95%. Embora sejam líderes em número de casos, as duas RAs também apresentam os melhores índices de recuperação, com 86,6% e 80,1% dos casos recuperados. Sobradinho e Lago Sul são as regiões administrativas com as maiores proporções da doença, registrando 5.761 e 5.178,34 casos por 100 mil habitantes, respectivamente.

As regiões administrativas em que a Covid-19 têm se mostrado mais letal são Pôr do Sol/Sol Nascente, Ceilândia e SCIA/Estrutural, cujas taxas de letalidade foram de 3,42%, 2,21% e 2,14%, respectivamente. Em relação à mortalidade, Ceilândia registrou 82,87 óbitos a cada 100 mil habitantes, seguida por Sobradinho, com 73,53/100 mil habitantes e pelo Gama, com 70,24/100 mil habitantes.

Entre as cinco regiões administrativas com maior número de contaminados pela Covid-19 (Ceilândia, Gama, Plano Piloto, Samambaia e Taguatinga), o Gama – que é a 5ª RA no ranking de casos – foi a que apresentou evolução mais expressiva dos casos, com 4.042,93 casos por 100 mil habitantes. Em seguida, está o Plano Piloto, com 4.028,60/100 mil habitantes.

Nas duas últimas semanas, a proporção de casos por 100 mil habitantes cresceu entre as RAs de renda média-alta (Águas Claras, Candangolândia, Cruzeiro, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Sobradinho, Sobradinho II, Taguatinga e Vicente Pires) e média-baixa renda (Brazlândia, Ceilândia, Planaltina, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, SIA, Samambaia, Santa Maria e São Sebastião), praticamente se igualando às RAs de alta renda (Plano Piloto, Jardim Botânico, Lago Norte, Lago Sul e Park Way e Sudoeste/Octogonal).

Fonte: Agência Brasília

Moradores do Guará II recebem campo sintético reformado por alunos do RenovaDF

Por Ana Paula Siqueira Os moradores do Guará II contam, agora,...

Não caia em fake news! – Saiba como funcionam armadilhas contra o Aedes aegypti

Por Yuri Freitas A Secretaria de Saúde (SES-DF) tem adotado...

Servidores da Saúde participam de capacitação sobre sífilis gestacional e congênita

Por Yuri Freitas Servidores da Secretaria de Saúde do Distrito...

Bancos de Leite Humano: período de férias e feriados diminui doações no Distrito Federal

Por Gabriel Silveira Os estoques de leite materno no Distrito...

UBS 1 de Santa Maria aprimora atendimento a pacientes com autismo

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Santa...

Destaques

Espaço Qualidade de Vida do GDF recebe exposição ‘Insetos em Macrofotografia’

O Espaço Qualidade de Vida, localizado no 16º andar...

Projeto Conhecer Direito será ofertado a toda a comunidade de forma gratuita e em formato EaD

O projeto Conhecer Direito, coordenado pela Escola de Assistência...

Moradores do Guará II recebem campo sintético reformado por alunos do RenovaDF

Por Ana Paula Siqueira Os moradores do Guará II contam, agora,...

Não caia em fake news! – Saiba como funcionam armadilhas contra o Aedes aegypti

Por Yuri Freitas A Secretaria de Saúde (SES-DF) tem adotado...