26.5 C
Brasília
03 abr 2025 21:24

TCDF autoriza retomada de licitação do Detran para serviço de pardais, condicionada a correções no edital  

O Tribunal de Contas do Distrito Federal autorizou o Departamento de Trânsito do DF (Detran/DF) a retomar o Pregão Eletrônico nº 19/2020, para contratação de serviços de monitoramento e gestão das informações de tráfego e fiscalização eletrônica nas vias urbanas do Distrito Federal com uso do Registrador Eletrônico de Infrações de Trânsito, popularmente conhecido como “pardal”. Entretanto, o Tribunal condicionou a retomada da licitação a adequações no edital. A decisão ocorreu na sessão ordinária de 2 de dezembro (Processo 00600-00007351/2020-25-e).

Na análise inicial do edital do Pregão Eletrônico, o corpo técnico do TCDF havia identificado impropriedades relativas ao orçamento. O Tribunal recebeu, ainda, quatro representações de empresas privadas que questionavam outros itens do edital.

Entre os questionamentos, estavam: a exigência indevida de atestados para comprovação de capacidade técnico-profissional; o estabelecimento de resolução mínima restritiva para imagens e vídeos; a exigência de que as infraestruturas de fixação dos equipamentos sejam novas, sem uso anterior; a obrigatoriedade de repassar ao Detran/DF todo o código fonte do Sistema de Gestão de Trânsito, junto com os direitos de uso e evolução do sistema de forma ilimitada; critérios supostamente ilegais para glosa de pagamentos; insuficiência de informações para a elaboração das propostas pelos licitantes; e o não atendimento da Resolução nº 798/2020-CONTRAN, já que o Termo de Referência não exigia que os equipamentos instalados fossem registrados com a latitude e longitude do local de operação, números de registro junto ao INMETRO e de série do fabricante do medidor de velocidade.

As impropriedades resultaram na suspensão do certame, em 21 de outubro. À época, a Corte determinou que o Detran/DF refizesse a pesquisa de preços de mercado, com identificação precisa dos valores praticados pela Administração para objeto similar ao pretendido, e apresentasse também as planilhas de composição de preços dos serviços, detalhadas em quantitativos e custos unitários de insumos como mão de obra, encargos sociais, materiais, equipamentos e outros. A Corte abriu prazo, ainda, para que a autarquia se pronunciasse sobre o teor das quatro representações.

Após avaliar as informações prestadas pelo Detran, o Tribunal considerou procedentes alguns dos questionamentos feitos nas representações. Ao autorizar a continuidade da licitação, o TCDF impôs condições relativas à qualificação técnico-profissional dos licitantes e aos quantitativos estimados para as notificações de autuação e de infração a serem impressas e imagens a serem transmitidas. O Plenário também determinou que, antes de retomar o Pregão Eletrônico, o Detran/DF aguarde o devido saneamento das pendências judiciais que incidem sobre a licitação, reabrindo o prazo inicialmente previsto, além de enviar à Corte a comprovação de que efetuou todas as correções determinadas.

Moradores do Guará II recebem campo sintético reformado por alunos do RenovaDF

Por Ana Paula Siqueira Os moradores do Guará II contam, agora,...

Não caia em fake news! – Saiba como funcionam armadilhas contra o Aedes aegypti

Por Yuri Freitas A Secretaria de Saúde (SES-DF) tem adotado...

Servidores da Saúde participam de capacitação sobre sífilis gestacional e congênita

Por Yuri Freitas Servidores da Secretaria de Saúde do Distrito...

Bancos de Leite Humano: período de férias e feriados diminui doações no Distrito Federal

Por Gabriel Silveira Os estoques de leite materno no Distrito...

UBS 1 de Santa Maria aprimora atendimento a pacientes com autismo

A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Santa...

Destaques

Espaço Qualidade de Vida do GDF recebe exposição ‘Insetos em Macrofotografia’

O Espaço Qualidade de Vida, localizado no 16º andar...

Projeto Conhecer Direito será ofertado a toda a comunidade de forma gratuita e em formato EaD

O projeto Conhecer Direito, coordenado pela Escola de Assistência...

Moradores do Guará II recebem campo sintético reformado por alunos do RenovaDF

Por Ana Paula Siqueira Os moradores do Guará II contam, agora,...

Não caia em fake news! – Saiba como funcionam armadilhas contra o Aedes aegypti

Por Yuri Freitas A Secretaria de Saúde (SES-DF) tem adotado...