TCDF determina que Secretaria de Saúde disponibilize cronograma sobre nomeações de agentes de saúde e devolução de servidores do MS



Por Maria do Carmo Lima de Vasconcelos
O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) deu um prazo de 30 dias para que a Secretaria de Saúde o Distrito Federal (SES/DF) encaminhe ao Tribunal um cronograma de nomeação dos aprovados no concurso de Agente de Vigilância Ambiental (AVA) e Agente Comunitário de Saúde (ACS) e, também, de devolução dos servidores do Ministério da Saúde. Os servidores do órgão federal estão em postos de trabalho que deveriam ser ocupados pelos concursados da carreira de vigilância ambiental.
A Decisão n. 2739/2024 é uma continuidade das medidas que o TCDF vem adotando para sanar o problema. Em março, a Corte de Contas já havia decidido que a SES/DF apresentasse esclarecimentos sobre a manutenção dos servidores do Ministério da Saúde nos quadros da secretaria. Agora, o Tribunal exige o envio de um cronograma, além do cumprimento integral da decisão de março.
Segundo uma representação do Ministério Público de Contas do DF, a situação cria uma falsa impressão de que existem AVAs e ACSs em número suficiente na Capital. Entretanto, os servidores do Ministério da Saúde não fazem visitas domiciliares de combate ao mosquito da dengue.


Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTETCDF
Artigo anteriorVéspera de Dia dos Pais terá 45 locais de vacinação no DF
Próximo artigoDuda e Ana Patrícia derrotam canadenses e são ouro no vôlei de praia