O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) assumiu a coordenação da Rede de Controle da Gestão Pública do Distrito Federal, uma iniciativa que promove a articulação de ações dos órgãos que fiscalizam uso do dinheiro público e que também estimula o controle social.
Além do TCDF, integram a rede o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o Ministério Público de Contas do DF (MPC/DF), a Controladoria-Geral do DF (CGDF), a Secretaria de Estado de Economia (SEEC/DF) e a Polícia Civil (PCDF).
Na condição de coordenador da Rede, o TCDF será o anfitrião do lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) no DF. O encontro técnico será amanhã, terça-feira, a partir das 14h30, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do TCDF no YouTube.
O PNPC é uma proposta inovadora, voltada a todos os gestores das organizações públicas das três esferas de governo e dos três Poderes em todas as unidades da federação, e tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil.
Além das diretrizes do Programa, os participantes do evento também vão conhecer o e-prevenção, uma plataforma de autosserviço on-line, por meio da qual o gestor terá a oportunidade de avaliar sua instituição e os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, ele terá acesso a um plano de ação específico, orientações, treinamentos e parcerias para implantação dos mecanismos de controle à corrupção.