21.5 C
Brasília
08 abr 2025 23:34

TCDF recomenda continuidade das nomeações de servidores para combate à dengue

Casos no DF têm aumento de 1.303,9% se comparado ao mesmo período de 2023 

Por Maria Vasconcelos
O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) recomendou que a Secretaria de Saúde do DF dê continuidade às nomeações de servidores efetivos para os cargos de Agente de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAS) e de Agente Comunitário de Saúde (ACS). A Corte também considerou procedente uma representação que apontava um possível déficit desses profissionais no Quadro de Pessoal do DF, situação que vem se agravando com o encerramento dos contratos temporários decorrentes de um processo seletivo iniciado em 2021. A decisão foi aprovada pelo Plenário da Corte no dia 6 de março (Processo nº 00600-00012354/2023-23-e).
No mês passado, a Secretaria de Saúde também foi notificada sobre uma auditoria do Tribunal que revelou que o número de agentes comunitários de saúde no DF estava bem abaixo do indicado na Política Nacional de Atenção Básica, do Ministério da Saúde. Segundo o documento, em alguns locais, há apenas uma equipe para 23 mil habitantes. O relatório prévio da auditoria também aponta que o DF tem a quinta pior cobertura de atenção primária à saúde do país.
Em maio de 2020, o TCDF já havia determinado que as Secretarias de Saúde e de Economia adotassem as providências para realização do concurso público para cargos efetivos. Na decisão, o Tribunal considerou a necessidade de regularizar, definitivamente, a situação desses profissionais, cujo papel vinha sendo desempenhado apenas de forma precária, mediante repetidos processos seletivos para contratação temporária.
Em cumprimento à decisão do Tribunal de Contas, as Secretarias de Saúde e de Economia realizaram o concurso público regulado pelo Edital n.º 01/2022.  O resultado da seleção para os cargos efetivos foi publicado no Diário Oficial do DF (DODF) de 22 de dezembro do ano passado. Mas a Corte continua recebendo denúncias a respeito do aumento no número de casos de dengue no DF, em decorrência do déficit de servidores que atuam na prevenção e combate à doença e da quantidade insuficiente de nomeações.
De acordo com o Boletim Epidemiológico nº 6/2024, divulgado pela SES/DF, entre o dia 31 de dezembro do ano passado e o último dia 10 de fevereiro, foram notificados 70.073 casos suspeitos de dengue no DF. Desse total, 66.361 eram casos prováveis de residentes do DF, um aumento de 1.303,9% se comparado ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 4.727 casos prováveis da doença.
Em razão do risco de epidemia por doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, a saúde pública do Distrito Federal já está em situação de emergência desde o dia 25 de janeiro. O Decreto nº 45.448/2024, que declarou a situação, autoriza o governo a tomar as medidas administrativas necessárias para conter a doença, em especial a efetivação de contratos temporários.
Ao ser questionada pelo Tribunal de Contas do DF no final do ano passado, a SES/DF já havia informado que não existia a previsão de realizar seleção para contratos temporários, tendo em vista que há concurso público em andamento para o cargo efetivo. Além disso, considerando o defasado quadro de pessoal para combate a doenças como a Dengue, a Secretaria de Saúde do DF tem optado por nomear servidores concursados.

Padilha anuncia 80 municípios prioritários em ações contra dengue

Por Paula Laboissière O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira...

Juscelino Filho oficializa demissão do Ministério das Comunicações

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, pediu desligamento do...

Ibaneis Rocha ganha Medalha Mérito Lojista do DF

Por Thaís Miranda O setor de vendas do Distrito Federal vive...

Investigação: Com tecnologia de ponta, Polícia Civil do DF é referência nacional em resolução de casos

Por Jak Spies A investigação criminal é uma área explorada massivamente...

Brasília deve receber 7 mil atletas nos Jogos da Juventude 2025

Por Adriana Izel Brasília foi oficializada como a sede dos Jogos...

Meninas em Ação: estudantes assumem cargos de liderança por um dia no DF

Por Karol Ribeiro Já imaginou ocupar um cargo de liderança ainda...

Candidatos reprovados na prova teórica para tirar CNH podem se inscrever em curso de revisão

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) está...

Destaques

Padilha anuncia 80 municípios prioritários em ações contra dengue

Por Paula Laboissière O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira...

Juscelino Filho oficializa demissão do Ministério das Comunicações

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, pediu desligamento do...

Ibaneis Rocha ganha Medalha Mérito Lojista do DF

Por Thaís Miranda O setor de vendas do Distrito Federal vive...

Estudantes do CIL 01 de Brasília recebem certificação de proficiência em alemão

O Centro Interescolar de Línguas (CIL) 01 de Brasília...

Investigação: Com tecnologia de ponta, Polícia Civil do DF é referência nacional em resolução de casos

Por Jak Spies A investigação criminal é uma área explorada massivamente...