Tecnologia: Como começar a empreender no Brasil



O Brasil é um país dito de “país dos empreendedores”. Na verdade, não só dos empreendedores, também é o país dos investimentos. As ditas como plataforma de apostas esportivas, por exemplo, surgiram a pouco tempo no país mas deram um salto astronômico em 2022. Essas empresas conseguiram trazer para o mercado brasileiro duas coisas que a população ama: Esportes e Apostas.

As inovações não param por aí, algumas das maiores startups mundiais foram criadas por brasileiros ou dentro do país. O Nubank, por exemplo, foi criado por David Vélez, colombiano que decidiu criar o banco online no Brasil e, somente agora, levou a plataforma para o seu país.

A Havaianas, que é uma marca da Alpargatas lançada em 1907, faz sucesso em todo o mundo. A rede Casas Bahia é outro modelo de empreendimento feito no Brasil a partir do zero, o dono, o polonês Samuel Klein criou uma empresa de sucesso após sair do seu país fugindo da segunda guerra mundial.

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Algumas das vantagens de se investir no país é que o público faz compras imediatistas, busca conforto, responde de maneira congruente aos produtos e consegue movimentar o mercado com uma certa rapidez.

Como começar a empreender no país

  1. Criação da ideia

Essa é a fase mais importante para muitos mas, a verdade é que uma ideia sem ação é simplesmente uma ideia. Por isso, muitos dos maiores empreendedores brasileiros trouxeram várias ideias ao pensar em começar a empreender, algumas funcionaram e outras não.

O principal na criação da ideia é atacar uma necessidade ou uma vontade da população. Empresas pequenas como a Sapatilha na Sacola, que entendeu a necessidade de um público e foi atrás de uma resposta conseguem ter um sucesso constante, principalmente pois a “dor” do consumidor muitas vezes não é vista por ele de maneira clara e a empresa consegue trazer a tona essa resposta solicitada pelo subconsciente.

2. Estudo de mercado e planos

O estudo de mercado é talvez o principal passo quando se fala de empreender. É preciso tornar a ideia real de um ponto de vista mais sistemático. Qual é o público alvo? Realmente existe uma possibilidade de venda deste produto? Além disso, a relação custo x lucro deve ser estudada, o tempo de produção, etc.

O ideal nesse período é estudar realmente toda a empresa, do começo ao final, incluindo planos de marketing e financeiros. Apesar dessa estratégia não ser 100% real, ela facilitará a compreensão do empresário em relação ao seu produto e também aos seus lucros possíveis.

3. MEI

O MEI é uma ótima possibilidade para a maioria dos pequenos empresários. É possível regulamentar a empresa, o produto e evitar muitos problemas. O Brasil consegue fornecer um sistema rápido e bem mais barato para esses empresários, o que também incentiva a regulamentação.

No geral, criar uma empresa pode não ser tão simples mas as vantagens podem ser gigantescas, estudar o mercado e o produto, trazer inovação e ao mesmo tempo cuidar dos produtos de maneira quase que pessoal parece ser algumas das respostas para o sucesso de várias das empresas brasileiras.



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