Por Ana Paula Siqueira
As 11 tendas montadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para acolher pacientes com dengue já realizaram mais de 50 mil atendimentos desde que começaram a ser instaladas, em abril. Desse total, foram atendidos 33.049 adultos e 17.025 crianças. Foram realizados 52.135 exames, além de 21.275 hidratações e 554 transferências.
Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, 97,7% dos atendidos consideraram o serviço excelente e outros 1,5% o avaliaram como bom. Foram consultadas 1.086 pessoas atendidas.
As tendas funcionam todos os dias da semana em esquema semelhante ao dos hospitais de campanha, para facilitar o acesso da população a exames e consultas. Nas estruturas do Gama, do Paranoá e do Guará, o atendimento é ininterrupto, 24 horas por dia; nas demais, é das 7h às 19h.
Os espaços estão estrategicamente posicionados próximo a hospitais regulares, unidades de pronto atendimento (UPAs) e unidades básicas de saúde (UBSs), a fim de garantir um atendimento mais rápido aos pacientes sintomáticos da doença e, consequentemente, reduzir a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
Veja os endereços das tendas de atendimento
Funcionamento 24 horas
→ Gama – estacionamento do hospital regional local (HRG)
→ Guará – em frente à UBS 1
→ Paranoá – estacionamento do Hospital da Região Leste
Funcionamento das 7h às 19h
→ Plano Piloto – estacionamento do Hospital Regional da Asa Norte (Hran)
→ Vicente Pires – estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
→ Varjão – atrás da UBS 1
→ Taguatinga – estacionamento do ambulatório do Hospital Regional de Taguatinga (HRT)
→ Planaltina – na policlínica da região
→ Águas Claras – estacionamento da UBS 1 do Areal
→ Ceilândia – estacionamento do hospital regional local (HRC)
→ Samambaia – estacionamento da UBS 7