24.5 C
Brasília
07 abr 2025 16:15

Transparência: TSE promove a divulgação de informações públicas sobre eleições, candidatos e partidos

Justiça Eleitoral também conta com a participação da sociedade civil e de entidades parceiras para certificar a transparência de todo o processo eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove a publicidade das informações relativas ao processo eleitoral por meio de diversas ferramentas. Portal de Dados Abertos, DivulgaCandContas, Estatísticas Eleitorais, Consulta Pública Unificada no Processo Judicial Eletrônico (PJe) e PesqEle Público são alguns dos mecanismos que proporcionam o acesso às informações eleitorais. Além disso, o TSE conta com a participação da sociedade civil e de instituições parceiras para certificar a transparência das eleições, um dos pilares de atuação da Justiça Eleitoral.

Os dados disponibilizados obedecem à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), segundo a qual a publicidade de documentos públicos deve ser a regra, e o sigilo, a exceção, neste caso, quando tratar de informações imprescindíveis à segurança da sociedade e do Estado. Dessa forma, qualquer cidadão pode consultar dados públicos e, quando não for possível o acesso integral ao conteúdo, deve ser assegurado ao interessado acesso à parte não sigilosa da documentação.

Portal de Dados Abertos

Portal de Dados Abertos – que substituiu o Repositório de Dados Eleitorais, descontinuado em janeiro – oferece informações eleitorais a partir da base de dados do TSE. A página obedece à Resolução nº 260/2018 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece que os órgãos do Poder Judiciário devem tornar disponíveis para a sociedade as informações de forma clara e padronizada. Essa divulgação também atende à Política de Dados Abertos do Tribunal (Portaria TSE nº 93/2021) e ao 1º Plano de Dados Abertos (Portaria TSE nº 525/2021), estando ainda disponível no Portal Brasileiro de Dados Abertos, do Governo Federal.

Na página, cidadãs e cidadãos podem acessar os resultados de todas as eleições, desde 1933, e os Boletins de Urna de unidade da Federação desde 2012. Também estão disponíveis as listas de candidatas e candidatos, bens declarados, coligações, vagas, cassações e redes sociais utilizadas. Constam ainda a prestação de contas de partidos e candidatos, gastos com pessoal e a distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e do Fundo Partidário, que são atualizados mensalmente na página.

Sobre os pleitos, constam dados de resultados, eleitorado, comparecimento, abstenções, pesquisas eleitorais, mesários e processos eleitorais. As informações estão disponíveis em formatos abertos, como arquivo de texto e planilha. O serviço é aprimorado com a inclusão de novas variáveis e arquivos, considerando sugestões de pesquisadores e da sociedade.

Estatísticas eleitorais

página de Estatísticas Eleitorais reúne dados sobre eleitorado, candidaturas, resultados das eleições, dados processuais, prestação de contas, comparecimento e abstenção e mesários, entre outros. Além das informações destacadas na página principal, o usuário pode fazer pesquisas por tabelas detalhadas e filtros. A abrangência a ser pesquisada está nas tabelas.

DivulgaCandContas

Sistema de Divulgação de Candidaturas e Prestação de Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), que pode ser acessado no Portal do TSE, disponibiliza para consulta pública a arrecadação e os gastos de campanha das candidatas e dos candidatos que disputam as Eleições 2022 e que concorreram em pleitos anteriores. Alguns dados são apresentados em forma de tabelas e infográficos para facilitar o entendimento.

Para realizar consultas no DivulgaCandContas, basta clicar em “Eleitor e Eleições”, no menu localizado na barra superior da página, e em seguida em “Eleições 2022” e “DivulgaCandContas”. O acesso também pode ser feito pelo link divulgacandcontas.tse.jus.br.

Consulta pública no PJe

Consulta Pública Unificada permite o acesso aos processos públicos autuados no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) do TSE, dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e dos cartórios eleitorais (primeiro grau da Justiça Eleitoral).

PesqEle

No PesqEle, é possível consultar as entidades e as empresas que realizam pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou a candidatas e candidatos, desde 2012. As informações divulgadas obedecem à Resolução TSE nº 23.600/2019.

Participação da sociedade

Com o intuito de aumentar a participação de especialistas, representantes da sociedade civil e instituições públicas na fiscalização e auditoria do processo eleitoral, contribuindo, assim, para resguardar a integridade das eleições, o TSE instituiu, por meio da Portaria nº 578/2021, a Comissão de Transparência das Eleições (CTE). Os integrantes do grupo estão previstos na Portaria TSE nº 283/2022.

A atuação da CTE é prevista em duas etapas: na primeira, analisa o plano de ação do TSE para a ampliação da transparência do processo eleitoral. E, na segunda, acompanha e fiscaliza as fases de desenvolvimento dos sistemas eleitorais e de auditoria do processo eleitoral, podendo opinar e recomendar ações adicionais para garantir a máxima transparência.

Portaria TSE nº 578/2021 também criou o Observatório de Transparência das Eleições (OTE), com a missão de colaborar com a CTE e o TSE na ampliação da publicidade de todas as etapas do processo eleitoral, aumentando o conhecimento público sobre o sistema brasileiro de votação.

Organizações e instituições públicas e privadas com notória atuação nas áreas de tecnologia, direitos humanos, democracia e ciência política podem participar do Observatório, além de partidos políticos e diversas associações e entidades da sociedade civil que já são parceiras do TSE.


Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:

YouTube | Instagram | Facebook | Twitter

FonteTSE

Cofen e UFPB vão retomar Pós-Tec Enfermagem com novas especializações

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) Manoel...

PDAF: Relatório avalia implementação do cartão em escolas do Núcleo Bandeirante e Brazlândia

Representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios...

Acervo digital de Lucio Costa começa a ser compartilhado com o Arquivo Público do DF

Por Karol Ribeiro O acervo digital de Lucio Costa, responsável por...

Ibaneis Rocha anuncia novo concurso para os Bombeiros

Por Thaís Miranda O governador Ibaneis Rocha anunciou um novo concurso...

Inteligência artificial criada por brasileiros avalia risco de agravamento da hanseníase

Por Flávia Albuquerque Pesquisadores brasileiros da Escola de Medicina e...

Educação digital protege de malefícios do uso excessivo de telas

Por Mariana Tokarnia Acordar e olhar o celular, almoçar e jantar...

Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda-feira

Por Paula Laboissière A campanha nacional de vacinação contra a...

Destaques

Cofen e UFPB vão retomar Pós-Tec Enfermagem com novas especializações

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) Manoel...

PDAF: Relatório avalia implementação do cartão em escolas do Núcleo Bandeirante e Brazlândia

Representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios...

Acervo digital de Lucio Costa começa a ser compartilhado com o Arquivo Público do DF

Por Karol Ribeiro O acervo digital de Lucio Costa, responsável por...

Ibaneis Rocha anuncia novo concurso para os Bombeiros

Por Thaís Miranda O governador Ibaneis Rocha anunciou um novo concurso...

Inteligência artificial criada por brasileiros avalia risco de agravamento da hanseníase

Por Flávia Albuquerque Pesquisadores brasileiros da Escola de Medicina e...