A solenidade ocorrerá nesta terça-feira, às 19h, no Auditório Pedro Calmon
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) diplomará, amanhã (18), os candidatos eleitos no Distrito Federal. São esperados mais de mil convidados, entre autoridades, familiares dos eleitos e jornalistas, na cerimônia que terá início às 19h, no Auditório Pedro Calmon, localizado no Setor Militar Urbano. A entrada ao evento está condicionada à apresentação de convites.
A entrega dos diplomas ocorre após a finalização do pleito, a apuração dos votos e o decurso dos prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. No caso de eleições presidenciais, é o TSE que faz a diplomação. Ao TRE-DF cabe conceder os diplomas de Governador, Vice-Governador, Senador e suplentes, Deputado Federal e Deputado Distrital.
Diplomação
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, portanto, está apto a tomar posse no cargo. Na ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da Junta Eleitoral.
Segundo o Código Eleitoral, no diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente. Outros dados podem ser inseridos, a critério do juiz ou do tribunal.
Fonte: TRE-DF