28.5 C
Brasília
01 abr 2025 14:39

UBS 2 de Brazlândia leva mutirão de saúde e prevenção de doenças à comunidade

Dentre as ações do dia, houve força-tarefa de vacinação e acompanhamento de beneficiárias do Bolsa Família

Por Yuri Freitas

Foi realizada, na manhã deste sábado (29), uma ação de promoção da saúde e prevenção de doenças na Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 de Brazlândia. A população presente pôde atualizar sua caderneta de vacinação – tanto do calendário infantil quanto do adulto – e receber doses de vitamina A, essencial à saúde dos olhos e ao fortalecimento do sistema imunológico.

No evento também foram entregues kits odontológicos, realizadas testagens rápidas para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e passadas orientações sobre medidas de combate ao mosquito da dengue. A figura do Zé Gotinha e até mesmo um “Aedes aegypti motorizado” fizeram a alegria da criançada que foi se vacinar. Ao todo, a força-tarefa contou com enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes Comunitários de Saúde (ACS) e agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas), além da equipe de rotina da UBS.

Ação na UBS 2 de Brazlândia levou vacinação e outros cuidados preventivos a toda a comunidade. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF 

A enfermeira Edneide Rodrigues, responsável técnica pela sala de vacina da unidade, reforça a necessidade de todos tomarem os imunizantes, ofertados gratuitamente nas UBSs. “A vacinação é uma estratégia muito importante de prevenção em saúde. É imprescindível que os pais mantenham seus cartões de vacinação atualizados, tanto para crianças quanto para adolescentes, assim como as cadernetas dos idosos. Coberturas vacinais elevadas evitam que surjam casos de doenças que já foram eliminadas ou erradicadas”, enfatiza.

A dona de casa Michelle Lopes, 28, é mãe da pequenina Amanda, de apenas quatro meses. Michelle elogia a iniciativa do evento, uma oportunidade de a filha receber as vacinas que faltavam. “Eu acho muito importante essa força-tarefa, porque hoje em dia algumas pessoas têm preconceito quanto à vacinação. Muita gente não quer se vacinar, e esse evento traz um novo incentivo para elas virem”.

“Muita gente não quer se vacinar, e esse evento traz um novo incentivo para elas virem”, afirma a dona de casa Michelle Lopes, mãe da pequena Amanda. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Condicionantes do Bolsa Família

Durante a ação, foi realizado ainda o acompanhamento em saúde das beneficiárias do programa Bolsa Família. Esse rastreio é obrigatório a mulheres de 14 a 44 anos, grávidas e crianças de até sete anos que integrem o programa. Nele, são feitas pesagem, conferência de vacinas aplicadas e pré-natal, no caso das gestantes. A transferência de recursos à família é condicionada a esse acompanhamento.

Zé Gotinha e um Aedes aegypti motorizado fizeram a alegria da criançada. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Ibaneis realiza encontro com jornalistas e blogueiros do DF nesta terça (1º)

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Celina Leão lidera pesquisa para corrida ao Buriti para 2026

Por Kleber Karpov Em ano pré-eleitoral, a vice-governadora do Distrito...

Dia do autismo: desafios da inclusão escolar e da alfabetização

Por Luciana Brites O dia 2 de abril é internacionalmente...

Juiz suspende norma que autoriza farmacêuticos a prescreverem remédios

Por André Richter A Justiça Federal em Brasília decidiu nesta...

Destaques

Projeto apoiado pelo GDF cria escola de formação de bailarinos e primeiro corpo de baile do DF

Por Catarina Loiola Arte que exige leveza, precisão e, acima de...

Ibaneis realiza encontro com jornalistas e blogueiros do DF nesta terça (1º)

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Líder de partido de extrema direita na França, Marine Le Pen fica inelegível por cinco anos

Por Kleber Karpov Líder da ultradireita, a francesa Marion Anne...

Celina Leão lidera pesquisa para corrida ao Buriti para 2026

Por Kleber Karpov Em ano pré-eleitoral, a vice-governadora do Distrito...